domingo, 3 de março de 2024

UNIDADE DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA ESCOLA INOVADORA

Nota: Em 2017, no inicio da Gestão a Unidade de Gestão de Educação  encontrou as unidades Escolares com problemas estruturais, sem  manutenção em telhados, hidráulicas, elétricas, pinturas, sem contrato de roçagem, obra   abandonada da creche do Bairro Fazenda Grande, brinquedos de parque infantil interditados por falta de manutenção, entre outras avarias, conforme fotos abaixo:

telhado sem manutenção
telhado sem manutenção
brinquedos interditados   
                                                                                 mato alto
obra de creche paralisada

 

APRESENTAÇÃO

 O PROGRAMA ESCOLA INOVADORA é uma proposta de trabalho da Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão da Educação e de educadores que escolheram trabalhar de forma inovadora em prol do ensino e da aprendizagem.

      São profissionais que se entregaram à maravilhosa tarefa de transformar a vida das pessoas com criatividade e capacidade de inovar. Sabemos que com as variadas experiências suscitam as novas ideias que podem fazer fazer a diferença no engajamento, na aprendizagem e na preparação de nossos estudantes para enfrentarem os desafios que aproximam da realidade do século XXI. Profissionais cheios de sonhos e  transformadores de realidades.

“Há quem diga que todas as noites são de sonhos, mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão, no fundo isso não tem muita importância, o que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares e em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado”. (Shakespeare).




    REFORMA GERAL DA EMEB ANTONINO MESSINA14 de 

dezembro de 2016

Imprensa Oficial do Município de Jundiaí - página 3

 

Extrato de Contratos e Aditivos

 contrato nº 225/16.

 Contratante: Município de Jundiaí. Contratada: FRV Construções Ltda. EPP Processo: nº 29.834-5/15.

 Assinatura: 09/12/16 Valor Global: R$ 170.798,44.

 Objeto: Execução de obra de reforma da EMEB Antonino Messina, localizado na Rua Líbia n.140 - Jardim Messina, nesta cidade.

Modalidade: Tomada de Preço nº 15/15. Prazo de Vigência: 90 (noventa) dias corridos. Proponentes: 04.



EMEB PROF.ª MELÂNIA FORTAREL BARBOSA

APÓS QUATRO ANOS DE ESPERA, ESCOLA MUNICIPAL TEM TELHADO TROCADO

Publicado em 06/07/2017

Toda estruturado telhado de 774 metros foi substituída

A Unidade de Gestão de Educação conclui, nesta semana, reforma do telhado da EMEB Profª. Melânia Fortarel Barbosa, no Bairro do Poste. A obra  era esperada pela comunidade da região há mais de quatro anos. Além de possuir telhas quebradas, o telhado estava com madeiramento em estado precário, o que fazia com que em períodos de chuva intensa, áreas da escola ficassem com alagamentos. Em março deste ano, ao tomar conhecimento do problema, a UGE incluiu a obra na ordem de prioridade. "No início da gestão, detectamos a necessidade de intervenções de pequeno, médio e grande porte em várias unidades escolares. Diante das restrições financeiras pelas quais passa o município, foi montado um cronograma  para a realização das obras, conforme a disponibilidade de recursos. Há um mês iniciamos os trabalhos da EMEB e, até sexta-feira (7), o serviço será concluído." afirmou o Diretor do Departamento de Obras e Manutenção Escolar da Unidade de Educação, Elidio Aparecido de Oliveira. Além das telhas, foram substituídos o madeiramento, as ferragens, os rufos e as calhas do telhado de 774 metros. Em torno de R$ 170 mil foram investidos. Esse conserto era uma solicitação antiga e estava sendo muito  aguardado pelos pais e pela equipe  escolar, porque  houve dias em que tivemos  que dispensar os alunos. Neste ano, conversamos na Unidade de Educação e recebemos todo o respaldo. A comunidade está satisfeita, comenta a diretora da escola Silvana Zanata Braga Camargo.

Daniele, mãe de aluno: agora os pais podem ficar tranquilos. 

Para Daniele Castro Nunes Lourenção, mãe do aluno Pietro, de 05 anos, agora os pais podem ficar tranquilos em qualquer período do ano.  "É muito bom ver  que a obra foi realizada. O estado da escola  era uma grande preocupação  para todos nós. A EMEB Profª Melânia é  uma escola linda e privilegiada. O meu marido estudou aqui. Toda a comunidade tem um carinho  especial por este espaço. Entristecia-nos  ver a situação em que estava. Estamos agradecidos e felizes", destacou. 

Mais obras 

A Unidade de Gestão de Educação, nos seis primeiros meses de governo, também realizou a reforma na EMEB Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli, serviço de pintura  da EMEB Reynaldo de Montalvão Basile, no Tarumã, reforma do telhado da EMEB Prof. João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, construção do telhado e do toldo da EMEB Irmã Flórida Mestag, no Bairro Mato Dentro, e iniciou a obra da creche Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, que está fechada desde fevereiro de 2016, por apresentar patologias estruturais ao longo do tempo, sendo preciso realizar medidas corretivas urgentes. 

PREFEITURA ENTREGA REFORMA DE ESCOLA 

MUNICIPAL DO JARDIM TAMOIO.


Alunos apresentaram ao prefeito os espaços da escola  que passaram  por reforma.

 O prefeito Luiz Fernando Machado entregou dia 19 de dezembro, a reforma da EMEB Vereador João Batista de Toledo, no Jardim Tamoio. Além de alunos, pais e a comunidade escolar participaram da cerimônia. "A escola está nova e ficamos felizes  em imaginar como as crianças vão se desenvolver  nesses espaços. Temos como grande preocupação, a saúde, as áreas verdes, a manutenção da cidade, a segurança pública e a educação. "Sabemos que investir  nas crianças é seguramente um bom caminho para a construção de uma cidade melhor.", comentou o prefeito.


. A reforma inclui a ampliação do pátio, passando a área de 90 para 180 metros quadrados, instalação de novos armários nas salas de aula, pintura externa e interna, revisões nas parte elétrica e hidráulica, reforma dos sanitários, inclusive com acessibilidade, adaptação da administração  e revitalização do parquinho. Orçada em cerca de R$530 mil, a obra integra a EIV (Estudo de Impacto de vizinhança), da empresa HM que está fazendo empreendimentos  no bairro. A Gestora da Unidade de Educação, Profª. Vasti Ferrari Marques, também frisou a importância da obra para a comunidade e, principalmente,  o fato do prédio ganhar acessibilidade. "É um grande benefício. Espero que o bairro aproprie do que é dele e ajude a preservar esse patrimônio que muito contribui para o desenvolvimento das crianças.

A reforma da escola contemplou, entre as melhorias, ampliação e acessibilidade dos espaços
.

Gratidão

Para a diretora da escola, Maribel Lopes de Castro, com os espaços remodelados e acessíveis, os alunos poderão interagir mais e desenvolver diversas situações de aprendizagem. "As crianças merecem esse prédio. Agradecemos a todos e, em especial, a equipe escolar pela união durante o período da reforma. Sabemos que estamos no caminho certo para a educação de Jundiaí. A aluna Giovanna Vitória Muller Barboza, de 5 anos, demonstrou pelo sorriso, o quanto ficou satisfeita com a nova escola. "Está tudo muito legal. o que eu mais gostei foi o parquinho. O banheiro também está bonito e no bebedouro  tem água geladinha". Atualmente a unidade escolar  atende 240 alunos de Educação Infantil (grupos 4 e 5 anos), A cerimônia também contou com a participação do Gestor de Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Adilson Rosa, do Vereador Márcio Pentecostes de Souza, representando a Câmara Municipal, do engenheiro Reinaldo Garcia e da assistente técnica de engenharia Amanda Ferreira da empresa HM.

PREFEITURA DE JUNDIAÍ AMPLIA CRECHE NO JARDIM 

DAS TULIPAS

EMEB PROF. WALDEMIR SAVOY QUE ESTA FECHADA DESDE 2016, SERÁ REABERTA COM ATENDIMENTO AMPLIADO E NOVOS ESPAÇOS PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.

Moradores do Jardim Tulipas poderão contar novamente em seu bairro a partir de abril, com uma creche totalmente reformada e ampliada. A obra da EMEB Prof. Waldemir Savoy, que vai atender 162 crianças em esquema de creche (antes era 96) , entrou em sua fase final  e os trabalhos foram intensificados. Após a conclusão dos trabalhos, a unidade terá 1.553 metros quadrados construídos. O investimento da Prefeitura de Jundiaí é de R$1.368.749,67. Na manhã de terça-feira (23/01/2018), um grupo de mães de alunos do sistema  municipal, visitou o local junto com o prefeito Luiz Fernando Machado, que reforçou o atendimento adequado que será oferecido na EMEB. "Temos atualmente um orçamento  restrito, mas a educação é nossa prioridade e essa obra é uma prova disso". Ele citou, ainda, a importância do trabalho conjunto entre a escola e a família na evolução das crianças. "Por isso, peço aos pais e educadores  que mantenham sempre uma relação estreita e produtiva, pois essa convergência é fundamental para os estudantes". completou.


Os serviços estão avançados, com conclusão prevista para o mês de abriu/2018
.

 Presente ao encontro, a Gestora de Educação Profª Vasti Ferrari Marques, lembrou que a creche, além de reformada, também está sendo ampliada.  "Vamos entregar a EMEB com uma  nova área coberta onde poderão ser realizadas  várias atividades pedagógicas. retomamos a horta e temos também novos solares, (espaço para as crianças tomarem sol). Tem um espaço amplo e fundamental para garantir um aprendizado completo, com uma base sólida". completou. Moradora do bairro e mãe do pequeno Felipe, de 3 anos, Jeniffer Vasconcelos Leite acompanhou a visita a convite da UGE. Ela disse ter ficado muito satisfeita com o que viu. "Da para ver que a infraestrutura  melhorou muito com a reforma.  Estou muito feliz de saber que meu filho voltará estudar pertinho de casa. em um local totalmente novo e adequado". afirmou.

Prefeito visitou as obras da unidade de ensino, acompanhado de mães do bairro. 

CIDADES: BAIRROS RECEBEM NOVAS REDES DE ÁGUA 

E ESGOTO.

Publicado em 19.03.2018

Prefeito ressaltou que as melhorias em benefício da saúde são prioridades da atual gestão. 

Levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto aos bairros mais afastados de Jundiaí, e garantir saúde à população, é um dos compromissos da atual gestão, e que sábado, (17), foram confirmados com a entrega  da rede de água no Bairro da Toca  e de esgoto no Jardim das Tulipas.


Antes das apresentações das crianças, como resultado do Projeto "Verde que te quero verde, um sonho sustentável", da EMEB Duílio Maziero,  que visa incentivar  o cuidado com a natureza, o Prefeito Luiz Fernando Machado oficializou  a entrega da obra de implantação da rede de água  na Av. Maria Negrini Negro,  que beneficia a EMEB e aproximadamente 60 propriedades da Avenida. Foram instalados 1900 metros de extensão de rede de cano com investimento de R$400 mil.


"Trazer para os alunos da EMEB Duílio Maziero, água tratada é de muita importância, pois beneficia diretamente o desenvolvimento das crianças, assim como para os moradores da Av. Maria Negrini Negro. Essa era a única escola da rede que não era abastecida com água tratada da DAE. A saúde tem toda ligação com saneamento básico e com água, por isso é prioridade do governo, afirmou o prefeito". A diretora da escola Rosimeire Aparecida Vieira, lembrou sobre as dificuldades enfrentadas antes da ligação da escola na rede de água. "Usávamos água de poço que não era própria para o consumo dos alunos, então precisávamos recorrer ao uso de galões. A rede de água veio para aprimorar o atendimento aos estudantes e oferecer mais saúde e qualidade de vida. "Moradora da Toca há 30 anos, Bernadete de Fátima Faria Lima, ressaltou os benefícios da melhoria. "Uso água de poço desde que moro no bairro. Estou muito feliz com a nova rede, pois sabemos que a água tratada é garantia de saúde para nós". afirmou.

Dia Letivo: Entrega da obra da rede de água e atividades alusivas ao meio ambiente. 

REDE DE ESGOTO

 Ainda no sábado, na Av. Daniel Pellizari,  no Jardim das Tulipas foi realizada a  entrega da obra de rede de esgoto, anunciada em março de 2017. A moradora Erika Moreli, lembra que a obra era uma antiga solicitação dos moradores. "Há um tempo esperávamos pela rede de esgoto. Somos todos moradores antigos e utilizamos fossa. Agora conseguimos conquistar mais esse importante passo". Executada no trecho entre Jardim Santa Maria e Rodovia dos Bandeirantes, próximo ao Jardim das tulipas, a nova rede tem 380 metros  de tubulação e garante a coleta e tratamento de esgoto dos imóveis localizados neste trecho. Como forma de aprimorar a infraestrutura da região, a DAE ainda realizou a implantação de 110 metros de galerias de águas pluviais, com 800 mm de diâmetro em uma servidão de passagem  da Av. Daniel Pellizari. A intervenção que estava prevista no início do projeto, permite o melhor escoamento das águas da  chuva na rua. O Diretor Presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, comentou que entre as prioridades da empresa, estão os investimentos para implantação das redes de água e esgoto dos bairros mais afastados. "Hoje entregamos duas importantes obras, a rede de água no bairro da Toca e EMEB Duilio Maziero e  e o esgoto para os moradores da Av. Daniel Pellizari. Com essas pequenas, mas importantes obras, vamos concluir os 2% da cidade que ainda não contam com a rede coletora de esgoto. Para solicitar a ligação de água e esgoto, os moradores devem se dirigir a um Posto de Atendimento da DAE (Vila Hortolândia, Poupa Tempo, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves) com a matrícula atualizada do imóvel e documentos pessoais, Em caso de dúvida,  acesse www.daejundiai.com.br ou entre em contato com o Fale Conosco  da DAE, pelo telefone 08000  133 155. A ligação é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí.

PREFEITURA LANÇA O PROGRAMA “ESCOLA 

INOVADORA” COM ENTREGA DE CRECHE.


                        Inauguração marcou o lançamento do Programa Escola Inovadora.

“Sejam bem-vindos de volta ao lar”. Foi com esta frase que a diretora da EMEB Prof. Waldemir Savoy, Larissa Marinelli recebeu emocionada o público presente para a cerimônia de entrega da creche do Jardim das Tulipas, ocorrida na manhã deste sábado (17/03/2018). A creche estava fechada desde 2016 após apresentar patologias estruturais e necessitar de medidas corretivas urgentes, e a primeira a ser entregue dentro do Programa Escola Inovadora, que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura  das escolas, a valorização dos educadores e o investimentos em projetos  com foco na aprendizagem dos alunos.


EMEB Prof. Waldemir Savoy 
antes


                                               depois






  "Há um estudo feito pelo Banco Interamericano de desenvolvimento (BID)  que destaca que uma boa ambiência escolar, ou seja, o ambiente onde a criança passa boa parte do seu tempo, influencia  positivamente no seu desenvolvimento", afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado. "Além da modernização e investimento em infraestrutura, as ações são direcionadas  para a qualidade do ensino  e inovações curriculares, com inserção de aulas de inglês  para crianças de 4 e 5 anos. explicou ele. “A proposta é fazer do Programa Escola Inovadora o maior programa integrado de Educação de Jundiaí. Com ele, está iniciada a construção da Jundiaí do futuro. Nossas crianças e professores são o foco permanente dos esforços e investimentos do governo municipal na execução do Plano Plurianual 2018/2021”, garantiu o prefeito.
                                        
Portal do Programa Escola Inovadora

A Gestora de Unidade de Educação, Profª. Vasti Ferrari Marques, acrescentou que cerca de  20 escolas da rede municipal de ensino também passarão pelo processo de ambientação diferenciada, com investimento em mobiliário, tecnologia  e outras adequações estruturais para melhoria dos espaços. "A EMEB Prof. Waldemir Savoy representa um momento  novo na educação, o momento de olhar a escola e saber que ela propicia à criança e comunidade, um sentimento de pertencimento ao local onde vive".

Escola Inovadora: creche do Jardim Tulipas foi totalmente reformada pela Prefeitura.

Uma nova escola

O total investido pela Prefeitura de Jundiaí na reforma e ampliação da EMEB foi de R$1.368.749,67. Com as melhorias aumentou o número de vagas, passando de 96 para 162 alunos e ampliou a faixa etária  atendida (antes eram crianças de 2 e 3 anos, e agora serão recebidas crianças de zero a três) e área construída, que agora possui 1.553 metros quadrados. A escola recebeu tratamento de fissuras e de umidades, reboco interno, pintura, reparo nas janelas e no telhado, colocação de armários, novo piso, instalação de parquinho, além da construção de solários, de pista de motoca, de tanque de areia e mini quadra coberta. Ciente dos perigos estruturais que existiam no prédio antes da reforma, a diretora Larissa destacou que os últimos dois anos foram difíceis para todos. "A antiga escola representava um risco à integridade das crianças  e dos funcionários. Foi uma batalha grande e a vitória deve ser compartilhada por todos que contribuíram para entregar este prédio lindo às nossas crianças", diz Larissa A designer de sobrancelhas  Fernanda Braitt, mãe da pequena Lara, de 5 anos, fez questão de participar do evento. Integrante do grupo de mães que  que esteve à frente das ações que resultaram na reforma, Fernanda comemora a nova fase. "Minha filha estudou aqui por dois anos. Me sinto muito orgulhosa de ver como ficou esta escola e também por ver que valeu a pena ter esperado. Dou os parabéns a todos que conseguiram devolver esta creche ao nosso bairro". Outra mãe que estava celebrando, era Mariana Gandolfi. Ela, assim como as demais mães, também sentiu na pele a mudança provisória das crianças para o Bairro do Eloy Chaves. “Voltar com as crianças para o bairro que a gente mora é um alívio, sem contar que a escola está maravilhosa!”

Creche foi ampliada e atenderá crianças com mais qualidade. Mais 500 vagas em creches.

Durante a cerimônia, o Prefeito Luiz Fernando Machado também anunciou que, até o final deste ano, mais vagas de creche serão criadas, graças às reformas e ampliações que estão previstas  para os próximos meses. "Sabemos que ainda não é o suficiente, mas teremos, no mínimo 500 novas vagas  em creches  até o final deste ano, também como resultado  do Programa Escola Inovadora" 

No final da cerimônia, o prefeito, acompanhado das demais autoridades presentes, plantou um pé de ipê branco no jardim da escola, para representar a nova fase da EMEB Prof. Waldemir Savoy.

PREFEITURA DE JUNDIAÍ ENTREGA CRECHE 

REFORMADA E AMPLIADA NO JARDIM ÂNGELA

OBRA NA EMEB PROFESSOR NAMAN TAYAR TAMBÉM CONTOU COM AJUDA DA COMUNIDADE ESCOLAR, FORMADA POR PAIS E FUNCIONÁRIOS, QUE PROMOVEU UM MUTIRÃO

                                  Prefeito Luiz Fernando Machado junto com a escola equipe escolar

A Unidade de Gestão de Educação entregou oficialmente, nesta sexta-feira (23), a reforma e ampliação do prédio da EMEB Prof. Naman Tayar, no Jardim Ângela. Esta é a segunda benfeitoria entregue à comunidade, em menos de uma semana, dentro do PROGRAMA ESCOLA INOVADORA, lançado pela atual gestão e que tem como pilares a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos. Cerca de R$ 130 mil foram investidos. “Em 2017, organizamos a casa e, em 2018, estamos podendo investir. A Escola Inovadora é mudança de conceito, de prioridade  onde investir. Nesta unidade, melhoramos a ambiência por entendermos que isso também contribui com a formação pedagógica das crianças e, ao mesmo tempo, aumentamos a quantidade de vagas. Não se constrói uma cidade do futuro sem pensar na educação no presente”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, durante a cerimônia que reuniu pais e a comunidade do bairro, e contou com apresentação dos alunos. Desde o início do ano, a creche atende 30 crianças a mais. De 72 passou a ter 102 alunos de zero a três anos. A ampliação foi possível, após a reforma de uma casa ao lado, que foi integrada ao espaço. No anexo, foram efetuados serviços como revisão da parte elétrica, adaptação de sanitários, pintura, instalação de pisos, adaptação de copa para funcionários e execução de cobertura de acesso entre os prédios. Em paralelo, no antigo prédio foi realizada a regularização do piso externo, novas instalações hidráulicas e elétricas, adaptações na cozinha, limpeza de calha e de caixas de água, reparos nas portas metálicas e substituição de arame farpado, entre outras melhorias

Reforma do prédio anexo

 Diferencial

A obra na EMEB Prof. Naman Tayar também contou com uma ajuda especial: a comunidade escolar, formada por pais e funcionários, promoveu um mutirão, no início do mês, para auxiliar na pintura interna de alguns espaços da escola. Coube a UGE, junto com empresas que integram a Rede Jundiaí de Cooperação, ofertar os materiais.



"As famílias se envolveram e mostraram que juntos podemos mais. Acreditamos que esta escola será uma referência", observou a Gestora da Unidade de Gestão, Prof.ª Vasti Ferrari Marques. Jensen Silva, pai do aluno Caio, de 03 anos e um dos que atuaram como voluntário durante o mutirão, fez questão de compartilhar sua satisfação com a obra. "É muito bom. Além disso, a ação serviu para mostrar como é importante a comunidade se articular e trabalhar junto com o poder público para o nosso bem". A diretora da EMEB, Ellen Lucas Rozante, comentou sobre a alegria da equipe escolar com a nova escola. “Para nós, não é uma obra, é a realização de um sonho. A EMEB tem 25 anos e há sete estava sem reforma. A escola foi arrumada e ganhamos ainda o "Namanzinho”, frisou.

Outras 20 escolas do Sistema Municipal de Ensino de Jundiaí, também receberão  investimentos do Programa Escola Inovadora.

Outras obras

 A UGE prevê que  outras 20 escolas do Sistema Municipal de Ensino passarão pelo processo de ambientação diferenciada, com investimento em mobiliário, tecnologia e outras adequações  estruturais para melhoria dos espaços, conforme o Programa Escola Inovadora. A primeira obra entregue foi a EMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, no último dia 17. A creche que atendia 96 crianças, passou a ter 162 alunos de zero a três anos, após a ampliação. A cerimônia de inauguração da escola Prof. Naman Tayar contou com a presença do vice-prefeito Antônio de Pádua Pacheco; dos gestores das Unidades: (Esporte e Lazer), Luiz Antônio Trientini, (Governo e Finanças) José Antônio Parimoschi, ( Mobilidade e Transporte), Silvestre Ribeiro,(Inovação e Relação com o Cidadão), Thiago Maia, e (Infraestrutura e Serviços Públicos), Adilson Rosa, além do presidente da Câmara Municipal, Vereador Gustavo Martinelli.

ESCOLA INOVADORA: EMEB PROF.ª CESARINA 

FORTAREL GONÇALVES DIAS GANHA QUADRA 

COBERTA

O prefeito Luiz Fernando Machado falou sobre a importância da atuação do Poder Público em conjunto com a comunidade.

 A manhã deste sábado, (14) foi muito especial para as crianças e pais de alunos da EMEB Prof.ª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias, na Vila Jundiainópolis, Graças à ação conjunta da comunidade escolar e Prefeitura de Jundiaí, através do Programa Escola Inovadora, foi possível a cobertura da quadra  e pintura do piso da escola  construída há 52 anos. O programa investe entre seus eixos principais, na modernização e melhoria da infraestrutura do ambiente escolar, com ações direcionadas para a qualidade do ensino e inovações curriculares, como a inserção de aulas de inglês para crianças de 4 e 5 anos. Além da cobertura da quadra de 240 metros quadrados, foram realizados serviços de pintura geral no prédio, reboco nos muros, execução de sistema de drenagem, além de revisões hidráulicas e elétricas. Dos cerca de R$210 mil investidos, R$195 mil foram provenientes de recursos da Unidade de Gestão de Educação e R$15mil em parceria com a comunidade escolar, utilizados na compra de concreto  e de  tinta para o piso. "Fizemos vários eventos para levantar  recursos porque achávamos que que teríamos de levantar todo valor para a reforma. Depois de uma reunião com o prefeito no ano passado, soubemos que a Prefeitura faria muito mais do que estávamos esperando", destacou Reginaldo Vendramini, representante da comunidade e integrante da comissão de pais.

Cobertura da quadra 

antes


 depois.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, a parceria entre comunidade e poder público é a forma mais indicada para se construir algo em prol de uma sociedade. A EMEB Prof.ª. Cesarina Fortarel Gonçalves Dias é a terceira a receber  melhorias do Programa Escola Inovadora. "Aqui, assim como nas outras escolas, temos profissionais capacitados que amam o que fazem e que estão trabalhando para oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos", afirmou. Segundo ela, até o final do ano, cerca de 20 escolas municipais serão beneficiadas  com obras e reformas a partir do Programa Escola Inovadora.


O prefeito Luiz Fernando Machado reforçou que o envolvimento das famílias no cuidado com a educação é imprescindível. “A escola oferece a educação formal e é nosso papel aproximar a família das crianças, proporcionando esse envolvimento da comunidade na construção de nossa cidade e investindo no desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida, oferecendo a introdução à Língua Inglesa, noções de empreendedorismo e robótica”, ressaltou. “Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) diz que a ambiência escolar afeta de forma positiva, o desenvolvimento de uma criança. O que estamos fazendo hoje vai garantir que tenhamos, no futuro, mão de obra qualificada e uma boa formação pedagógica dos futuros profissionais”, destacou. Para marcar a ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado descerrou uma placa ao lado das crianças e das demais autoridades presentes, como o Deputado Federal Miguel Haddad e os vereadores Gustavo Martinelli (presidente da Câmara Municipal) e Cícero da Saúde.

O prefeito, junto das crianças, funcionários da escola e demais autoridades, descerrou a placa que marcou a ocasião

Espaço adequado

A manicure Grayce Moreira, mãe da aluna Eduarda, de 9 anos, ficou espantada ao ver o novo espaço. “Ficou tudo lindo”, conta. Para a pequena Eduarda, aluna do 4º ano, foi difícil segurar a curiosidade nos últimos meses. “Eu estava ansiosa pra ver como a quadra estava ficando, mas estava tudo fechado. Quando cheguei hoje, achei muito legal mesmo”.


 Há três meses no cargo de diretor da escola, o Prof. Alberto Chiyoda, falou que a obra era muito aguardada pelas crianças, que concluíram o evento fazendo apresentações de música e dança. “A reforma começou em fevereiro e, desde então, as aulas foram transferidas para o pátio”. A solicitação para a instalação é um pedido antigo e esta é uma escola muito tradicional no bairro. Muitos pais de alunos também estudaram aqui e sabem de todas as dificuldades. E eu, que sou professor de Educação Física, sei o quanto é difícil dar aula no sol e agora, com a cobertura, as crianças terão um rendimento ainda melhor.

ESCOLA INOVADORA: EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL VAI 

FAVORECER ENSINO

Publicada em 23/04/2018

Prefeito assinou parceria, sem ônus, que vai oferecer conteúdo audiovisual em 48 EMEBs

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, nesta segunda-feira (23), uma parceria com a Sky Brasil – maior operadora de TV por assinatura via satélite do País - para a implantação em escolas municipais do Escola +, um projeto de educação audiovisual que disponibiliza conteúdo da TV paga para enriquecer a grade curricular de escolas públicas. A celebração da parceria, sem ônus aos cofres públicos, ocorreu no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. Jundiaí e Jaguariúna são as duas primeiras cidades do País a receberem o projeto. A ação, que também integra o programa Escola Inovadora, vai atingir mais de 19,2 mil alunos de 48 escolas de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino. A Sky vai fornecer sinal de TV via satélite e internet às EMEBs onde já existe o sinal disponível, e o Senac vai capacitar 144 educadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, para que estejam aptos a identificar os conteúdos que melhor se adaptam a sua grade curricular, dentro da programação desenvolvida por parceiros da Sky, como, por exemplo, a Disney, o National Geografic, o Discovery na Escola, o Take Off Media e a Fundación Torneos. Serão disponibilizados entre 30 e 50 canais de conteúdo exclusivo. “O Programa Escola Inovadora objetiva formar alunos antenados com o que há de mais moderno. Buscamos alternativas para ofertar conteúdos audiovisuais para nossas crianças e os programas da Sky estão em linha com o que queremos com esse projeto, que já atinge mais de dois milhões de estudantes na América Latina, trazendo conteúdo de grandes canais”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aprendizado

No Brasil, Jundiaí e Jaguariúna são as primeiras cidades a contar com a parceria.

 A gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques, afirmou que a novidade também representa mais uma ferramenta para a formação dos professores. “Serão capacitados 144 educadores que servirão de multiplicadores do conhecimento. Vamos atingir cerca de mil professores, os quais poderão apresentar em sala de aula novos conceitos de forma interativa, lúdica e acessível para as crianças, alinhados com o programa pedagógico das escolas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos alunos”, ressaltou. O gerente regional Escola +, Germán Covarrubias, pontuou que o projeto implementado em 2007 pela DirecTV e que já abrange oito países da América Latina e beneficia mais de 8,8 mil escolas, dá um novo passo ao chegar ao Brasil. “Esperamos que o resultado seja positivo. Objetivamos chegar a 50% das escolas rurais do continente até 2030”, adiantou. A parceria com o município tem duração de dois anos, podendo ser prorrogada. A viabilização foi realizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças. Além de Jundiaí, o projeto será iniciado em 12 escolas de Jaguariúna. Ao todo, serão beneficiadas mais de 25 mil alunos entre sete e 15 anos das duas cidades. O evento contou também com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais da SKY, Adir Matos; do gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa; da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Vanessa Machado; dos gestores de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi; Esportes e Lazer, Luiz Antônio Trientini; Casa Civil, Gustavo Maryssael; além de representes de escolas e alunos da EMEB Professora Armanda Santina Polenti.

Assessoria de Imprensa

ESCOLA INOVADORA: PROJETO INVESTE NA 

EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS ALUNOS

Publicada em 03/05/18

Projeto Amigos do Zippy faz parte do Programa Escola Inovadora e tem por objetivo ajudar na solução de conflitos e a identificar os sentimentos.

Como forma de melhorar o aprendizado das crianças a partir do auxílio da resolução de conflitos pessoais, reconhecimento de sentimentos como a raiva, o medo, a angústia, a alegria e o ciúme, a Unidade de Gestão de Educação inicia em 15 escolas de Ensino Fundamental, o projeto Amigos do Zippy, desenvolvido pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC). A iniciativa integra o Programa Escola Inovadora, que prevê uma série de ações voltadas para o bem-estar dos alunos, a qualidade de ensino, a modernização da ambiência das escolas e a valorização dos educadores“Ao trazer o programa para Jundiaí, o objetivo é auxiliar os nossos alunos a reconhecerem suas próprias emoções e a maneira mais adequada de lidar com elas. Desta forma, a criança poderá melhorar relacionamentos, adquirir autoconhecimento, evitando situações de estresse, depressão e violência. É comprovado que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, também ajuda no desempenho escolar”, resume a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE, Ana Paula Freguglia. O programa vai atingir, inicialmente, 2.788 alunos e 111 educadores. Os temas serão trabalhados por meio de histórias que envolvem as crianças, os alunos e os familiares. As ações dinâmicas também contam com o personagem Zippy, um inusitado bicho-pau, que tem como amigos um grupo de crianças. O foco são os alunos dos 2ºs e 4ºs anos e dependendo da unidade, pode-se estender para as demais classes. As unidades escolares avaliaram suas necessidades, diante das situações vivenciadas no dia a dia, e fizeram a inscrição para participar. “Já foram realizadas duas formações com os professores e tutores das escolas e, na próxima semana, os alunos começam a receber o material”, acrescenta a diretora.

Diferencial

Para a gestora de Educação, VastÍ Ferrari Marques, o programa é um diferencial do município. “A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem como premissa a educação socioemocional em todas as áreas do conhecimento. O Amigos do Zippy é um programa importante, na medida em que trabalha com as emoções e um dos grandes problemas, muitas vezes identificado na escola, é a agressividade”, salienta. Em Jundiaí, a Pastoral de Atendimento e Integração do Menor (PAIN) já contou com a iniciativa e avalia positivamente a experiência. “Há cinco anos, vivenciamos uma experiência com o Amigos do Zippy e foi muito útil. As crianças aprenderam, por exemplo, que podiam sentir raiva, mas que era importante lidar com esse sentimento para não se prejudicar e não prejudicar o outro. O material do programa consegue entrar no mundo deles, trabalhando as emoções com linguagem simples. Nós, inclusive, conseguíamos fazer um trabalho específico com a criança, a partir do desenvolvimento das atividades do programa. As escolas da rede municipal vão ganhar muito”, comenta a coordenadora da PAIN, Silene Aparecida Souza Bernardes. O Amigos do Zippy foi fundado em 2004 e, até 2017, capacitou mais de 8 mil educadores e beneficiou mais de 280 mil crianças em 93 municípios brasileiros. 

Assessoria de Imprensa Fotos: Fotógrafos PMJ

PREFEITURA ASSINA TERMO PARA INSTALAR 

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Publicada em 12/05/2018

 A manhã deste sábado (12) marcou o ponto de partida para uma nova e importante etapa educacional do município, dentre as ações previstas no PROGRAMA ESCOLA INOVADORA. Durante a cerimônia de inauguração do novo prédio do SESI em Jundiaí (SESÃO), o prefeito Luiz Fernando Machado e o presidente do Conselho Regional e Diretor Regional do Serviço Social da Indústria de São Paulo, Paulo Skaf, assinaram o acordo de adesão à Rede Jundiaí de Cooperação, ato este realizado também pelos gestores de Educação, Prof.ª Vastí Marques, e de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi. A adesão do SESI à Rede representa a oportunidade de levar para alunos e professores da rede pública do município mais oportunidades de desenvolvimento de programas nas áreas de Ciência e Tecnologia que atendam às demandas da sociedade moderna e das próximas gerações, por meio, inclusive, da implantação de um FAB LAB (abreviação do termo em inglês ‘fabrication laboratory’) público.


 
O prefeito Luiz Fernando e Paulo Skaf conheceram o projeto de cadeira de rodas para cachorros, desenvolvido pelos alunos do SESI Jundiaí no FAB LAB da escola

 A Prefeitura de Jundiaí e o SESI investirão juntos na construção desse FAB LAB dentro do Complexo Argos, para que possamos oferecer à rede pública de ensino as mesmas ferramentas de ciência e tecnologia que já estão disponíveis para os alunos do SESI. Somos o primeiro município a pleitear esse direito e levar um FAB LAB para a rede pública e estamos muito felizes em poder contar com o SESI nesta iniciativa”, salientou o prefeito Para Paulo Skaf, integrar a Rede de Cooperação de Jundiaí é uma forma de oferecer mais igualdade e possibilidades de ensino de forma mais ampliada. “A rede municipal de ensino de Jundiaí é uma das melhores existentes e poder contribuir para investir ainda mais nesse ensino de qualidade é uma grande satisfação”, destacou.

ALUNOS DA EMEB IRMÃ FLÓRIDA MESTAG 

APRESENTAM PROJETO PARA RECUPERAÇÃO DA 

LAGOA ESPELHO D’ÁGUA

 Os alunos do 5º ano apresentaram o projeto para o prefeito no Paço Municipal. 

Os alunos do 5º ano da EMEB Irmã Flórida Mestag, localizada no Bairro Mato Dentro, Kaike Araújo, Mariane Ferreira e Andressa Cardoso, apresentaram, na manhã desta terça-feira (22) para o prefeito Luiz Fernando Machado, o projeto “Vamos renascer a lagoa”, que visa à recuperação da Lagoa Espelho D’água. Com apenas 10 anos, Kaike solicitou a limpeza, desassoreamento e recuperação do local. Hoje, parte da lagoa assoreada é formada por grande quantidade de taboa, (vegetação que nasce em águas rasas). "Nossa proposta é que seja realizada a limpeza  e recuperação da lagoa e margens para deixar o lugar mais bonito e para que possamos usar como área de lazer", explicou o estudante.


. Após ouvir as solicitações e explicações  dos alunos, o Prefeito Luiz Fernando Machado contou que será organizado um grupo entre a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos  e DAE, para realizar um estudo sobre o trabalho a ser desenvolvido  no local. "Vamos montar esse processo de intervenções necessárias, mas temos que contar com a ajuda de vocês para cuidar e nos ajudar a fiscalizar o local. Também vamos desenvolver um trabalho na EMEB  em parceria com a DAE, para proteger e preservar as nascentes na região", lembrou. O assessor técnico de Recursos Naturais da DAE, Carlos Eduardo Moraes Pereira mostrou um relatório inicial realizado no local e salientou sobre procedimentos e licenças ambientais necessárias. A recuperação da lagoa espelho d'agua  faz parte do projeto institucional da EMEB Irmã Flórida Mestag, elaborado em conjunto com a comunidade e que visa práticas de educação ambiental, de cidadania e para proporcionar maior qualidade de vida aos munícipes da região. "Envolvemos todos os alunos e a comunidade ao projeto. Nosso principal objetivo é conservar os recursos hídricos do local e também do município", comentou a diretora Tânia Vilela.

Como próximo passo, o prefeito agendou uma visita à EMEB Irmã Flórida Mestag, que será realizada em junho para que os alunos e o grupo de estudo das unidades possam conversar e apresentar os próximos passos para a recuperação da lagoa espelho d'agua. 

PREFEITURA ENTREGA A QUADRA COBERTA NA EMEB 

MARCOS GASPARIAN

Ladeado pelos alunos, prefeito Luiz Fernando Machado decerra a placa que marcou a entrega da quadra  neste sábado.

Era uma manhã de sábado, mas ninguém reclamou de acordar cedo para ir à escola. Foi com muita alegria que os alunos da EMEB Marcos Gasparian estiveram lá nesta manhã (23), para participar da entrega da cobertura da quadra da escola, mas ninguém reclamou de acordar cedo para ir à escola. Foi com muita alegria que os alunos da EMEB Marcos Gasparian estiveram lá nesta manhã (23), para participar da entrega da cobertura da quadra da escola, mais uma ação do Programa Escola Inovadora, programa lançado em março deste ano pela Prefeitura de Jundiaí, e que tem entre seus eixos principais, a aposta na modernização e melhoria da infraestrutura da ambiência escolar, com ações direcionadas para a qualidade do ensino e inovações curriculares.


“Estamos hoje construindo um legado para o futuro, porque a boa administração de uma cidade não se faz só entregando pontes e viadutos, mas sim, investindo nas pessoas”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que em Jundiaí, 32% do orçamento do município são destinados à educação. “Nos baseamos nos estudos feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que diz que o desenvolvimento de uma criança também está relacionado com o ambiente onde ela estuda. Investir na capacitação dos professores num ensino de melhor qualidade e na melhoria do ambiente escolar, é uma forma de transformar a Jundiaí do futuro numa cidade competitiva, com profissionais de qualidade e boa formação pedagógica”, salientou o prefeito.

antes



                                                                                                  depois








A reinvindicação para a construção da quadra era um pedido antigo dos alunos, pais e professores, algo que se tornou possível em janeiro deste ano, quando a Prefeitura de Jundiaí efetuou a contratação da obra pelo valor de R$ 241.502,04. Deste serviço, foram executadas a cobertura da quadra em estrutura metálica, a recomposição do piso e a execução do aterramento de descargas atmosféricas no local. Além disso, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) também executou serviços avaliados em R$ 30.892,44, tendo realizado ações como: serviços de pintura do piso da quadra e da área externa do prédio; instalação de iluminação e  rede de drenagem externa; substituição das redes de proteção e colocação de  tabelas de basquetes da quadra, além de fornecimento de materiais para pintura interna da escola em parceria com a comunidade.


Prefeito Luiz Fernando Machado cumprimenta Marcos Gasparian Neto, que representou a família do patrono na entrega da cobertura da quadra

Para a Gestora da Unidade de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, que fez questão de  dividir com os professores e funcionários da escola o mérito pela conquista. A parceria entre comunidade e poder público  é a forma mais indicada  para se construir algo em prol  de uma sociedade. "Não construímos nada sozinho e Jundiaí não seria a cidade  que é, sem o empenho dos nossos professores. Podemos muito, quando trabalhamos em conjunto".

diretora Conceição Pontes destacou o trabalho da Associação de Pais e Mestres (APM), que contribuiu com a obra de fechamento do pátio. “Fizemos a lição de casa e tivemos muita ajuda dos pais para conseguir concluir isto com nossos próprios recursos. Assim que terminamos a obra, em janeiro deste ano, tivemos essa alegria de saber que a Prefeitura faria a cobertura da quadra. Estamos imensamente felizes”

Revitalização da área externa

63 anos de Gasparian

A escola, que hoje possui 410 alunos  matriculados, foi fundada por Zilia Gasparian. A escola surgiu em 1955 com o objetivo de oferecer  educação para os filhos dos funcionários da extinta tecelagem São Jorge. Quem fez questão de vir de Tatuí para representar a família  foi o Sr. Marcos Gasparian Neto, de 80 anos, que se emocionou bastante ao constatar os frutos do trabalho plantado por seus antepassadosFalando em nome dos alunos, o pequeno Vinicius, de 10 anos, aluno do 5º ano, emocionou com seu discurso. “Nós, do 5º ano, sabemos que não vamos aproveitar muito a quadra, pois este é o nosso último ano aqui, mas estamos muito felizes por essa conquista que vai deixar a escola ainda melhor para todos os outros alunos que continuarão”. Quem também comemorou foram os alunos Breno, de 8, e Agatha Camilly, de 9, do 3º ano. “Quando chovia, a gente não podia ter aula”, lembrou ela. “Não vejo a hora de brincar de pega-pega na quadra”, acrescentou Breno.

 FAB LAB DE JUNDIAÍ SERÁ INAUGURADO NO DIA 23 DE 

NOVEMBRO DE 2018.

VINICIUS SCARTON 18.06.2018

Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, fará no dia 23 de novembro, a inauguração do FAB LAB (Fabrication Laboratory) no complexo Argos. De acordo com a gestora da pasta, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, a solenidade ainda não tem horário definido, mas a entrega será significativa para professores e toda comunidade estudantil.

ESTRUTURA

De acordo com a Gestora de Educação, "o FAB LAB será uma fábrica de ideias e soluções e contará com 5 funcionários: 3 gurus, 1 manager e 1 coordenador pedagógico. O FAB LAB ocupará uma área com mais de 100 metros quadrados, formado por sala de espera, local para alimentação, bancadas, projetores e vitrines com materiais confeccionados por alunos, máquinas 3D, cortadores a laser e uma TV que está conectada com os demais FAB LABs pelo mundo", diz. O espaço terá um laboratório público que otimizará o aprendizado tecnológico e científico. Ainda este ano, destaca Prof.ª Vastí, todos os alunos da rede municipal vão conhecer a estrutura do FAB LAB. “Já no próximo ano, as escolas terão a possibilidade, por meio dos seus projetos pedagógicos, de desenvolver questões e situações problemas e resolvê-las no FAB LAB”, explica.


Complexo Educacional Argos – endereço do FAB LAB.

 Segundo a Gestora, as inscrições serão feitas pelas escolas e os  projetos contarão com orientações do manager  e também pelo coordenador  pedagógico, até o momento em que os alunos estiverem preparados para frequentar o laboratório. A Profª. Vasti afirma, ainda, que o FAB LAB é uma das ações do Programa Escola Inovadora. O FAB LAB é uma das ações da Rede Jundiaí de Cooperação - cujo termo de adesão entre a Prefeitura e o SESI foi assinado no dia 12 de maio - e tem como objetivo, desenvolver  programas nas áreas de ciência e tecnologia.

NAS FÉRIAS DOS ALUNOS, ESCOLAS MUNICIPAIS DE 

JUNDIAÍ RECEBEM REFORMAS

Enquanto os alunos aproveitam o recesso escolar – popularmente chamado de férias de julho - a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), utiliza o período para executar reparos nas unidades escolares do sistema municipal de ensino. Com a ausência das crianças nas escolas, os serviços podem ser realizados sem transtornos ao planejamento das aulas. As melhorias também cumprem as diretrizes do "Programa Escola Inovadora”, lançamento pela atual gestão neste ano e que, entre outras ações, considera a infraestrutura das escolas fundamental para beneficiar a aprendizagem dos alunos. Já estão em andamento, a pintura geral da EMEB Prefeito Vasco Venchiarutti, no Caxambu; a pintura externa, reconstrução de canaletas e adaptação do estacionamento da EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli, na Roseira; a reforma geral da cozinha da EMEB Prof. LuIz de Carvalho, no Jardim Esplanada, a ampliação de uma sala de aula e reforma geral da cozinha da EMEB Prof.ª Maria de Lourdes Gonçalves Barros, no Boa Vista, reformas gerais na EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Rio Branco, pintura geral e reparo no telhado da EMEB José Sciamareli Sobrinho, no Champirra e a reforma dos sanitários das EMEBs Profª. Judith Curado Arruda, no Bairro Cidade Nova e EMEB Ivo de Bona no Almerinda Chaves.

Além das unidades de ensino, as obras de readequação de um espaço no Complexo Argos estão sendo feitas para receber o “FAB LAB”,(abreviação do termo em inglês para “Fabrication Laboratory). Jundiaí é o primeiro município a levar a proposta à rede pública de ensino, integrado ao “Programa Escola Inovadora”, com o propósito de estímulo à criatividade e à inovação, disponibilizando ferramentas para a fabricação digital. A novidade chega a Jundiaí como resultado da assinatura do Município à Rede de Cooperação de Jundiaí com o Serviço Social da Indústria (SESI) - SP, FAB Foundation e o Massachusetts Institute  Of Technology (MIT), em maio deste ano.


EMEB PROF. JOAQUIM CANDELÁRIO DE FREITAS É 
TRANSFERIDA PARA VILA RIO BRANCO

A gestora de Educação conversou com os alunos sobre a mudança

Os alunos da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas começaram o semestre letivo, nesta segunda-feira (23/07/2018), em prédio localizado na Avenida Itatiba, na Vila Rio Branco, onde por anos funcionou uma escola do SESI. Por ser antigo, o imóvel da Vila Hortolândia passará por intervenção de grande porte. A gestora de Educação, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, acompanhou o primeiro dia de aula dos estudantes.


Adequação de bebedouro

“Estamos acompanhando tudo de perto”. A equipe gestora deixou tudo de maneira muito adequada e acolheu os alunos nesta mudança. Pela fala das crianças, percebemos o quanto gostaram. O que mais destacam é o fato de estarem em um imóvel arejado. A reforma no prédio da Vila Hortolândia é necessária. Hoje, sabemos que a ambiência escolar pode ser um facilitador da aprendizagem. Estamos trabalhando para que todas as escolas recebam melhorias. Esse é um dos eixos do Programa Escola Inovadora”, frisou Vastí.

rampa de acesso

Os preparativos para transferência começaram no início do mês. Durante as férias, foram finalizados os últimos reparos no prédio. A escola continua com a mesma estrutura: 27 salas, sendo 14 no período da manhã e 13 à tarde, para o atendimento de 654 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para o deslocamento até o local, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) está fornecendo transporte.

acessibilidade de sanitário

Avaliação

De acordo com avaliação da diretora da EMEB, Prof.ª Maria de Lourdes Potente Santos, a mudança foi bastante tranquila. “Tudo ocorreu de maneira adequada. Preparamos tudo para que criança enxergue a organização e se sinta segura. Também fizemos reuniões com os transportadores escolares e a equipe do transporte. Quinta e sexta-feira, teremos reunião e os pais terão a oportunidade de conhecer o prédio e tirar dúvidas”, comentou. Aluna do primeiro ano, Letícia Rodrigues, de seis anos, estava radiante com a mudança. “Eu estava contando os dias para começar na escola nova. Aqui tem mais luz e é mais fresco. Eu não vejo a hora de contar para minha mãe como tudo está legal.


A equipe escolar organizou todos os espaços, pensando no acolhimento e na segurança dos alunos.

Novo projeto

O imóvel da Vila Hortolândia passará por uma reformulação total. O projeto arquitetônico, além de prever ações sustentáveis, como a implantação de uma horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas, tem como diferencial a inclusão das sugestões dos alunos e da comunidade escolar. A previsão é que a nova EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas seja entregue no final de 2019.

PROGRAMA ESCOLA INOVADORA: PESQUISADOR 

BRITÂNICO CONHECE EMEB


EMEB Prof. Waldemir Savoy foi a primeira reformada e ampliada pelo Programa Escola Inovadora
.

Na manhã desta terça-feira (14/08/2018), o prefeito Luiz Fernando Machado visitou a EMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, acompanhado da Gestora de Educação, Profª Vasti Ferrari Marques e do pesquisador britânico Peter Moss, que está no Brasil para participar de palestra sobre educação. Nome bastante conhecido em todo mundo na área de educação, Moss veio ao Brasil a convite da Fundação Antônio Antonieta Cintra Godinho. Durante a visita à EMEB, que atende 162 crianças até 3 anos de idade, o prefeito destacou o Programa Escola Inovadora, que visa aprimorar a educação oferecida no município por meio da melhoria da ambiência e da capacitação dos profissionais de ensino, como um dos principais programas lançados nesta gestão. “Queremos tornar a cidade ainda mais competitiva por meio da educação. Além do ensino de qualidade, estamos focados também em oferecer espaços modernos e adequados, onde as crianças podem se desenvolver de forma segura”, disse Luiz Fernando.


  Professor inglês ficou impressionado com a área total construída da escola.

A Gestora de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, por sua vez, explicou ao pesquisador como são elaboradas as atividades das quais as crianças participam. "O ambiente é estruturado em linha com o que determina as diretrizes nacionais, levando em conta a relação do número de crianças por adultos, as idades e área necessária  para que as crianças aprendam e se desenvolvam cognitivamente. Há momentos de interação entre as turmas que também são fundamentais no processo de aprendizado", afirmou. Após conhecer as salas e acompanhar  algumas atividades realizadas com as crianças, Moss afirmou ter ficado impressionado com o tamanho da creche. "Não costumamos ver escolas para crianças com toda área em outros países. O espaço parece realmente muito agradável e adequado", comentou o pesquisador. Ele também se mostrou pela forma como são feitas as inscrições para as creches do município, que pode ser realizada pela internet. A EMEB Prof. Waldemir Savoy foi a primeira a ser reformada e ampliada dentro do Programa Escola Inovadora. Com investimento de R$ 1,3 milhão, foi possível aumentar  i número de vagas. (de 96 para 162)  e ampliar a faixa etária atendida - antes era de 2 e 3 anos, agora a idade vai de 4 meses a 3 anos. A área total construída possui 1.553 metros quadrados 

EMEB VASCO VENCHIARUTTI PASSA A INTEGRAR O 

ESCOLA INOVADORA 

Rede TVTEC,  TVTEC News




O Prefeito Luiz Fernando Machado faz a entrega da escola revitalizada
Uma encantadora apresentação musical em inglês feita pelos alunos da EMEB Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti, no Caxambu, marcou a cerimônia de entrega de mais uma unidade integrante do Programa Escola Inovadora, lançado em março deste ano e que investe no eixo de modernização e melhorias na infraestrutura do ambiente escolar, traduzidas em resultados positivos no processo de aprendizagem das crianças.
antes

  

                                                              
                           depois

Inaugurada em 1983, a EMEB Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti conta com cerca de 150 alunos da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e recebeu as melhorias por meio de investimentos no aporte de R$ 50 mil, através da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e de cerca de R$ 15 mil proveniente do engajamento dos pais e moradores do bairro. Entre os reparos realizados na unidade escolar, estão: pintura geral e adequação da área externa, concretagem do parque infantil e pintura da casa de bonecas, adequação da horta escolar e instalação de tela de sombreamento, adequação dos sanitários (com troca de torneiras e recolocação de pisos) e também a parte de jardinagem, com roçada, poda de árvores, limpeza de canteiros e adequação da calçada, serviços estes realizados pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Início do projeto horta escolar
O Programa Escola Inovadora não é um programa que  traz apenas o novo. Ele faz com que a gente olhe para o que já tem e avalie o que deve ser tirado, o que deve permanecer, o que deve ser transformado”, explica a diretora Selma Regina de Oliveira, que assumiu a unidade escolar no início deste ano. A fala da diretora também foi seguida pela gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques, que acrescentou que o programa é um jeito diferente de enxergar a educação. “Não estamos inovando só com a pintura da escola ou padronizando as cores. Chegar aqui e ver estas crianças cantando em inglês não é só ‘bonitinho’, é a certeza de que quando essa criança chegar à idade adulta, o novo idioma continuará presente na cabecinha dela porque ela teve essa introdução nos primeiros anos de vida.




Portal do Programa Escola Inovadora
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o PROGRAMA ESCOLA INOVADORA é o exercício constante do cuidado que se deve ter com a educação. “A escola deve ser sempre um ambiente de transformação e, segundo um estudo divulgado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a ambiência escolar afeta positivamente o desenvolvimento cognitivo de uma criança. Todas estas ações do programa visam tornar Jundiaí um município ainda mais competitivo, conhecido por sua mão de obra qualificada. Uma formação pedagógica sólida tornará estas crianças, no futuro, profissionais de qualidade, dentro de um mercado cada vez mais competitivo

Revitalização do parque infantil
Os reparos na unidade escolar eram uma antiga solicitação da comunidade local, que se engajou, inclusive, no levantamento de recursos e na compra de materiais. Mãe da aluna Ana Júlia, a engenheira civil Gisele Guarise Nering, é uma das mães que participou do processo de levantamento de dinheiro para a obra. “Arrecadamos fundos através de muitas rifas, venda de pizzas e eventos direcionados à família e também recebemos muitas doações dos comerciantes locais. Vale muito a pena o envolvimento de todos, pois quando começamos, muitos pais nem sabiam dos problemas existentes na escola”, lembrou.

Portal do Programa Escola Inovadora 
Investimentos
 O Programa Escola Inovadora  tem como eixos  norteadores os investimentos na aprendizagem  dos alunos, a valorização dos educadores e melhorias nas estruturas físicas das unidades escolares, considerando que o ambiente escolar também  está envolvido  no contexto pedagógico. A primeira unidade escolar a ser entregue foi a EMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, seguida pelas EMEBs Duílio Maziero, Bairro da Toca; EMEB Prof.ª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias, Vila Jundiainópolis; EMEB Marcos Gasparian, Centro; EMEB Vereador João Batista de Toledo, Tamoio; EMEB Antonino Messina, Bonfiglioli e EMEB Prof. Naman Tayar, Jardim Ângela. Várias outras unidades já estão com obras em andamento e serão entregues nos próximos meses, como: EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli, Roseira; EMEB Profª Cleonice Adolpho de Farias, Jardim Guanabara; EMEB Profª. Anna Pontes Chagas, Jardim América; EMEB Irmã Flórida Mestag, Bairro Mato Dentro; EMEB José Sciamarelli Sobrinho, Bairro Champirra; EMEB Prof. Reynaldo de Montalvão Basile, Jardim Tarumã; EMEB Profª. Cléo Nogueira Barbosa, Jardim Novo Horizonte; EMEB Américo Mendes, Bairro dos Fernandes; EMEB Profª. Marly de Marco Mendes Pereira, (Bairro Fazenda Grande);  EMEB Prof. Luiz de Carvalho, (Jardim Esplanada) e EMEB Profª Maria de Lourdes Gonçalves de Barros Bairro Boa Vista.

EMEB DA ROSEIRA RECEBE MELHORIAS PARA O 

ATENDIMENTO AOS ALUNOS.
05/10/2018 

A dona de casa Patrícia de Lima Zahorcsh foi à EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli, no bairro da Roseira, na sexta-feira (05), para a reunião de pais e, além de conversar com os professores, ficou satisfeita com outras novidades: as obras de melhorias realizadas pela Prefeitura, por meio do Programa Escola Inovadora. “É muito bom ver a escola assim, novinha e arrumada. O ensino aqui é ótimo e com certeza, a reforma ajuda a equipe a se sentir motivada a melhorar ainda mais a qualidade da educação. Minha filha gosta muito de estudar aqui”, comentou.

O prefeito Luiz Fernando Machado visitou a unidade escolar e reforçou que a educação, área que recebe cerca de 31% do orçamento do Município, segue como uma de suas prioridades. “Aprimorar a qualidade do ensino, também passa por garantir aos alunos e professores um ambiente escolar adequado para os estudos. Com o Programa Escola Inovadora, já reformamos várias EMEBs do ano passado para cá e já há outras em nossa programação”, afirmou.

De acordo com a Unidade de Gestão da Educação (UGE), foram investidos R$ 17.420,00 na pintura externa, adequação dos telhados e troca das grelhas para águas pluviais no pátio externo. Até o fim deste mês, os dois banheiros da unidade também serão totalmente reformados. Todo investimento em melhorias tem um efeito muito positivo na equipe de profissionais de ensino. "Há um sentimento de valorização que tem efeito direto na qualidade do trabalho desenvolvido” afirmou a diretora da EMEB, Laís Godoy Gonçalves.

O Programa Escola Inovadora foi lançado pela Administração com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino em Jundiaí. Entre os pilares estão a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas. Desde o início deste ano, por exemplo, os estudantes do sistema municipal de ensino tem aulas de inglês a partir dos 4 anos de idade.



EMEB PROF. OSCAR AUGUSTO GUELLI, NA ROSEIRA, 

RECEBE MELHORIAS

Portal do PROGRAMA ESCOLA INOVADORA

O prefeito Luiz Fernando Machado visitou a EMEB PROF. OSCAR AUGUSTO GUELLI. De acordo com a Unidade de Gestão da Educação (UGE), foram investidos R$ 17.420,00 na pintura externa, adequação dos telhados e troca de grelhas para águas pluviais no pátio externo. Até o fim deste mês, os dois banheiros da unidade também serão totalmente reformados. “Todo investimento em melhorias tem um efeito muito positivo na equipe de profissionais de ensino. Há um sentimento de valorização que tem efeito direto na qualidade do trabalho desenvolvido”, afirmou a diretora da EMEB, Laís de Godoy Gonçalves.


O prefeito Luiz Fernando Machado visitou a unidade escolar e ressaltou que a Educação segue como uma de suas prioridades
 antes




 

depois


O prefeito de Jundiaí reforçou que a educação, área que recebe cerca de 31% do orçamento do Município, segue como uma de suas prioridades. “Aprimorar a qualidade do ensino também passa por garantir aos alunos e professores um ambiente escolar adequado para os estudos. Com o PROGRAMA ESCOLA INOVADORA já reformamos várias EMEBs do ano passado para cá e já há outras em nossa programação”, afirmou.

 antes


   

                                                                                     


                                                                                                      
 depois

O Programa Escola Inovadora foi lançado pela Administração com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino em Jundiaí. Entre os pilares estão a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas. Desde o início deste ano, por exemplo, os estudantes do sistema municipal de ensino têm aulas de inglês a partir dos 4 anos de idade.


Prefeito visita a EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli

PREFEITO DE JUNDIAÍ LUIZ FERNANDO MACHADO 

ENTREGA NESTE SÁBADO 20/10/18 A REVITALIZAÇÃO 

DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS:

 

EMEB PROF.ª CLÉO NOGUEIRA BARBOSA - JARDIM NOVO HORIZONTE - EMEB 


PROFª.  ANNA PONTES CHAGAS - JARDIM AMÉRICA

Portal do Programa Escola Inovadora
.EMEB Professora Anna P. Chagas

Ao assumir a Prefeitura  em janeiro de 2017, o Prefeito Luiz Fernando Machado encontrou os prédios das escolas municipais, que por não terem passado por reforma nos anos anteriores, com problemas elétricos, hidráulicos e estruturais, se comprometeu, juntamente com a Gestora da Educação, Prof.ª. Vasti Ferrari Marques, reformar e ampliar, (quando necessário), as unidades de ensino do município, proporcionando aos alunos e profissionais da educação, um local digno para o desenvolvimento  do processo processo ensino e aprendizagem.


Mais avanços e conquistas marcaram a manhã deste sábado (20) para crianças e professores de escolas que já integram o Programa Escola Inovadora – uma iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE), lançada em março deste ano, e que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos.

Neste sentido, o prefeito Luiz Fernando Machado esteve na EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, no Parque Almerinda Chaves – Vetor Oeste, acompanhado pela titular da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e a diretora da escola, Lucinéia de Souza Rodrigues, para conferir os trabalhos de pintura realizados nas instalações; acompanhou as apresentações de dança com a participação das crianças, visitou as salas diferenciadas e conferiu demais reformas. Também estiveram presentes: os vereadores Gustavo Martinelli (presidente da Câmara Municipal de Jundiaí); Edicarlos Vieira e Romildo Antônio da Silva; além de gestores das demais pastas.

“A EMEB Cléo Nogueira Barbosa ganha pintura nova – incluindo os brinquedos do parque; colocação de alambrado e instalação de um portão de acesso e adequações de sanitários. Uma de nossas grandes prioridades é investir no Vetor Oeste que cresce em ritmo acelerado: entregaremos em breve aquela que será a maior Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Estado de São Paulo e a Clínica da Família. Os vereadores aqui presentes, representantes da comunidade desta região, são de fundamental importância para que possamos concluir as obras definidas por este governo. No que diz respeito à educação das nossas crianças, elas estão sob a nossa responsabilidade para a formação de excelência, um ensino de qualidade que faz toda a diferença.

Complementando, já estão concluídas oito Escolas Inovadoras: EMEB Prof. Waldemir Savoy (Tulipas), EMEB Duílio Maziero (Bairro da Toca), EMEB Prof.ª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Vila Jundiainópolis), EMEB Marcos Gasparian (Centro), EMEB Vereador João Batista Toledo (Jardim Tamoio), EMEB Antonino Messina (Jardim Bonfiglioli), EMEB Prof. Naman Tayar (Jardim Ângela), EMEB Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti (Caxambu). Mais oito estão em andamento: EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli (Bairro da Roseira), EMEB José Sciamareli Sobrinho (Bairro Champirra), EMEB Reynaldo de Montalvão Basile (Jardim Tarumã), EMEB Aparecida Merino Elias (Bairro Medeiros), EMEB Irmã Flórida Mestag (Parque São Luiz), EMEB Prof.ª Cleonice Adolpho de Faria (Jardim Guanabara) e EMEB Américo Mendes (Bairro dos Fernandes)

Satisfação pelo ensino de qualidade

Ana Clara (5) estuda na EMEB e trouxe os papais Telma e Ialdo – moradores no Residencial Jundiaí – para conhecer a escola. “Estamos satisfeitos com os bons resultados de aprendizado que a nossa filha está alcançando: a cada dia ela nos surpreende com a sua evolução. O trabalho realizado pelos professores é muito bom.”Helenice Ferreira dos Santos mora no Parque Almerinda Chaves e é mãe da Maria Alice (6). Ela conta que a escola melhorou muito. "Está agradável, bonita, bem organizada. Dá gosto de ver a minha filha estudando aqui. A Prefeitura está de parabéns. O ensino é de qualidade".


Para o Prefeito e para a Gestora, a preocupação maior é zelar pelo bem-estar das crianças,  oferecendo um ambiente escolar digno, pois é lá que elas passam grande parte do seu tempo e precisam estar num espaço acolhedor, agradável e com toda a estrutura capaz de promover o se desenvolvimento educacional e cognitivo. A primeira providência tomada foi fazer o levantamento das condições gerais de todos os problemas estruturais das unidades escolares.  Em menos de dois anos de gestão, 24 escolas já foram revitalizadas.
EMEB Prof.ª Cléo Nogueira                                    Pintura do parque
Neste mês dedicado ao professor e à criança, o Prefeito aproveitou para parabenizar a classe pela qual tem tanto carinho e respeito e presentear as crianças ofertando-lhes uma educação de qualidade em escolas melhores estruturadas e com condições mais dignas e entregar neste dia 20/10/18, duas Unidades Escolares totalmente revitalizadas: EMEB Prof.ª Anna Pontes Chagas com aproximadamente 300 alunos e EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, com 600 alunos, ambas oferecendo educação infantil de 4 e 5 anos.
EMEB Prof.ª Cléo Nogueira        
 antes   
      
                                                                                                   depois
As duas unidades passaram por um conjunto de serviços de recuperação da estrutura física de todo o prédio. Na EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa foram  realizados serviços de pintura geral, reforma de sanitários, instalação de portão de entrada, colocação de alambrado,  reparo e pintura do muro, pintura da quadra e das áreas internas e do parque  infantil, e na EMEB Prof.ª Anna Pontes Chagas  foram realizado serviços de pintura geral, adequações de sanitários, revestimentos cerâmico nos corredores e bebedouro e pintura de brinquedos do parque infantil e áreas externas. Essas obras integram o Programa Escola Inovadora, lançado pela pela Unidade de Gestão  da Educação da Prefeitura de Jundiaí, cuja melhoria da infraestrutura física das escolas é um dos pilares do programa.  O cronograma prossegue  com muito planejamento e responsabilidade, com a entrega de mais três escolas nos meses de novembro e dezembro.
Veja as fotos:

EMEB Prof.ª Cléo N. Barbosa: Discurso da Gestora da Educação Prof.ª Vasti Ferrari Marques

Prefeito Luiz Fernando Machado assistindo a apresentação das crianças


Apresentação das crianças da EMEB Prof.ª Cléo N. Barbosa.

EMEB PROF.ª ANNA PONTES CHAGAS

A gestora de Educação também esteve na EMEB Prof.ª Anna Pontes Chagas, no Jardim América, para conferir todo o processo de revitalização na unidade que passou por atualização dos seus espaços, incluindo pintura, jardinagem, dentre outros itens que possibilitam o bem-estar das crianças. Recepcionados pela diretora Raquel Toledo Munhoz Amaro e a equipe de professoras, os pais marcaram presença, conferindo o ambiente escolar, as mudanças já promovidas, a exposição de trabalhos das crianças, e também puderam participar de um bate-papo com a psicóloga Fernanda Visnardi sobre a importância do diálogo para a definição de limites.

 EMEB Profª. Anna Pontes Chagas

 antes

                             depois

"É pelas crianças que trabalhamos todos os dias em nossas EMEBs. Parabenizamos todos os pais  que apostam nessa iniciativa, compromisso seguido com muita seriedade por nossa Unidade de Gestão para melhorar a ambiência escolar. Esta EMEB era linda, hoje está lindíssima, muito bem cuidada e organizada  em cada espaço. A capacitação permanente dos professores contribui significativamente para que bons resultados sejam alcançados"

Em 2019 a Escola Inovadora ganha força total. Isso porque a geração Z da qual nossas crianças hoje fazem parte, já nascem conectadas, são curiosos, questionadores. É preciso muito diálogo e presença, estabelecer relações de afeto e pertencimento  no ambiente escolar. A educação é a melhor das heranças que podemos deixar às futuras gerações", destacou Vasti. Acompanhado dos pais Schelly e Edmilson Bogajo, moradores do Recanto IV Centenário, o garoto Arthur de 5 anos, era só alegria em uma das salas de recreação. "A educação que a escola oferece abre muitas possiblidades  para o convívio e aprendizado de  nossas crianças. O método de ensino é muito atualizado, realmente inovador e interessante. O trabalho realizado pelas professoras merece todo elogio, comentou Schelly.

Orestes Romano é professor aposentado e acompanha o neto Francisco, de 5 anos, que estuda na EMEB. "Achei o bate-papo com a psicóloga muito interessante e necessário, sobre a colocação de limites para a educação das crianças". Educação é disciplina e disciplina é tudo. Como bem declarou Dom Helder Câmara: o não que tu me diz me constrói. A Escola Inovadora cumpre a sua proposta  com muita qualidade, profissionalismo e seriedade.

Revestimento de piso cerâmico dos corredores
Revestimento de piso cerâmico no refeitório


EMEB Prof.ª Anna P. Chagas - Prof.ª Vastí Ferrari Marques faz a entrega da Escola revitalizada.


ESCOLA INOVADORA: QUADRAS COBERTAS MELHORAM QUALIDADE DAS AULAS.

PROJETO TEM COMO META LEVAR MELHORIAS ÀS ESTRUTURAS FÍSICAS DOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. 
 
POR PREFEITURA DE JUNDIAI.

Melhorar as estruturas físicas dos espaços educacionais é um dos eixos de ação do programa Escola Inovadora — Foto: Fotógrafos PMJ

Desde que a cobertura da quadra esportiva da EMEB Marcos Gasparian (Centro) foi entregue em junho deste ano, nunca mais o sol forte e a chuva cancelaram as aulas de Educação Física e as feiras científico-culturais da escola. Uma demanda de décadas, essa transformação na vida escolar dos seus 420 alunos se deu graças ao investimento na ordem dos R$ 241 mil pelo PROGRAMA ESCOLA INOVADORA da Unidade de Gestão de Educação  - UGE, que tem como eixos de atuação, além da capacitação discente e dos investimentos na aprendizagem, tem como meta levar melhorias às estruturas físicas dos espaços educacionais. Para a diretora Conceição Pontes, a nova realidade está sendo muito bem aproveitada pelos alunos. "Ainda temos na memória os eventos  que tivemos de cancelar por conta do mau tempo, seja pela chuva, seja pelo sol. Era algo insuportável. A realidade agora é outra. Além da cobertura, o espaço tem iluminação adequada, teve seu piso recomposto, pintura, drenagem, substituição das redes de proteção e das tabelas de basquete da quadra." comemora Conceição, que não deixa de frisar o engajamento da UGE. e da comunidade de pais e da família Gasparian pelas melhorias da escola. As amigas Agatha Camile, Luiza Barros, Bárbara Pinheiro, Letícia de Nucco, de 9 anos, alunas do 3º ano, também estão contentes  com a novidade. "Com a cobertura, quando chove não molha mais e quando faz o sol, estamos protegidas pela sombra", afirma Agatha, esperta para não ser atingida pela bola na queimada. Na EMEB Profª. Cesarina Fortarel Gonçalves Dias, cuja quadra também foi coberta, em abril deste ano, a obra também refletiu em melhorias do ponto de vista  pedagógico e administrativo. Quem confirma é o diretor Alberto Chiyoda. "Melhorou muito. Agora sim podemos dizer que temos um espaço apto para as aulas de Educação Física, para as recreações e  e para as festas. Esta era uma demanda da comunidade escolar  com mais de uma década, que pleiteava não somente a cobertura, mas a adequação do pavimento. Para a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, a organização dos ambientes escolares melhora a qualidade de ensino e aumenta as possibilidades de educação. “Dar uma estrutura adequada às unidades escolares é uma das prioridades do prefeito Luiz Fernando Machado e os alunos de Jundiaí já podem sentir isso. A EMEB Marcos Gasparian aguardava há décadas por este ambiente adequado à prática de Educação Física e tiveram sua demanda atendida pelo Programa Escola Inovadora".
Para 2019, Vasti dá boas noticias "Já no ano que vem, seis das 49 escolas de Ensino Fundamental que ainda não tem cobertura, receberão esta melhoria. São elas: EMEB Luzia Francisca, EBEB Prof. Anézio de Oliveira, EMEB Irmã Flórida Mestag, EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli, EMEB Rotary Club e  EMEB Prof. Nassib Cury. E a proposta é levar essa melhoria  também às escolas de Educação Infantil que ainda não possuem.

Histórico

Agatha, Luiza, Bárbara e Letícia: as amigas do 3º ano comemoram a cobertura da quadra  Foto: Fotógrafos PMJ

AEMEB Marcos Gasparian foi fundada em 1955 por Zilia e Fernando Gasparian, respectivamente esposa e filho de seu patrono, a fim de alfabetizar os filhos dos funcionários da extinta tecelagem São Jorge. Atualmente com 63 anos, a unidade escolar possui 15 classes de Ensino Fundamental I (de 1º ao 5º ano.
Jundiaí - Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2018


FAB LAB VAI CONECTAR ALUNOS DE JUNDIAÍ COM O MUNDO


Os alunos do sistema municipal de ensino a partir de agora vão estar conectados com 30 países do mundo. Na sexta-feira (23), a Prefeitura de Jundiaí, como resultado do programa Escola Inovadora, entrega o FAB LAB, uma plataforma de prototipagem rápida para inovação e invenção, que estimula o aprendizado maker (introduzir o aluno na prática), a educação investigativa e o empreendedorismo. Com a entrega, Jundiaí se torna a 2ª cidade do Estado de São Paulo a contar com um FAB LAB municipal. A iniciativa chega ao Município como resultado de parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação com o SESI, responsável pela implantação da plataforma. De acordo com o SESI, ser um FAB LAB significa conectar-se a uma comunidade global de alunos, educadores, tecnólogos, pesquisadores, fabricantes e inovadores. “A cidade de Jundiaí sai na frente e inicia um novo momento para a educação municipal. Os nossos alunos passam a ter acesso a equipamentos modernos para estimulo da aprendizagem, conectados com outros laboratórios ao redor do mundo para a troca de conhecimento”, explicou Luiz Fernando. “A população de modo geral também poderá fazer uso do espaço, conforme o planejamento que será estipulado pela equipe, queremos que a novidade esteja ao alcance de todos”, disse o prefeito Luiz Fernando.A novidade irá funcionar no Complexo Argos e deverá atender, principalmente, os quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, o FAB LAB estimula a criatividade para que os alunos identifiquem problemas e comecem a bolar soluções através da cultura do fazer. “Recentemente viralizou na internet o caso de crianças que criaram um protótipo de mão biônica para um colega que não tinha esse membro. É essa a nossa proposta: que as crianças não dependam apenas da teoria para aprender”, afirmou. Além de bancadas para trabalho, o espaço irá contar com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura, além de matéria-prima para desenvolvimento dos projetos, como madeira, acrílico, e fios de ABS e PLA. Mas, uma das novidades mais aguardadas do laboratório é a TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 800 laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras e um espaço para lanche. No FAB LAB, os alunos terão o apoio de dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos profissionais da rede e com treinamento de imersão no SESI para formação.

PREFEITURA INAUGURA FAB LAB MUNICIPAL EM PARCERIA

Laboratório de fabricação digital é estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade.


Primeiro FAB LAB do país em parceria  com uma prefeitura  foi inaugurado nesta sexta (23) - Foto: Fotógrafos PMJ

 Os alunos da EMEB Marcos Gasparian estrearam, nesta sexta-feira (23), as instalações do FAB LAB Jundiaí, com um projeto criado por eles de um jogo educativo sobre as regiões do Brasil. O laboratório de Jundiaí integra as ações do PROGRAMA ESCOLA INOVADORA, sendo o primeiro do País entregue em parceria com uma Prefeitura. Como resultado de uma parceria entre a gestão municipal, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e o Serviço Social da Indústria (SESI), o FAB LAB é um laboratório de fabricação digital, estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade. De acordo com o idealizador da plataforma, o FAB LAB não é um laboratório comum: o foco principal do trabalho está na resolução de problemas, melhorias em processos e na busca por soluções que façam a diferença para pessoas. Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a iniciativa coloca Jundiaí à frente e a educação municipal num novo patamar. “Este é um espaço transformador na comunidade, que concretiza o sonho de permitir que as crianças aprendam na prática o que eles já conhecem conceitualmente. A partir daqui, nossos alunos vão estar em contato com o mundo inteiro, com os mais de mil outros laboratórios instalados em 30 países”, disse o prefeito. Representando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o 1º Diretor Secretário, Vandemir Francesconi Júnior, qualificou a iniciativa da Prefeitura como visionária. “O melhor que podemos fazer é educar. E educar com referência é melhor ainda. Esta parceria permite multiplicar inovação nas crianças, o que há de melhor no país. Jundiaí é responsável por 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a indústria decide investir no Município, pois empreender é imprescindível”

Em detalhes

Laboratório é estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade — Foto: Fotógrafos PMJ

.Os FAB LABs estão espalhados por dezenas de países. São mais de mil em todo o mundo e cerca de 40 no Brasil, segundo dados do site fablabs.io. Cada um tem foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções. O de Jundiaí tem como público-alvo quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Aberto também para a comunidade, o laboratório fica disponível com prévio agendamento para pessoas que precisarem do espaço para desenvolver projetos. Dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos , todos servidores da rede, irão monitorar os alunos no espaço, que conta com bancadas , computadores, ferramentas, impressoras 3D, ploter de recorte, fresadeira de precisão, máquina de costura, , matérias-prima e uma TV conectada à internet, que permite o contato em tempo real dos alunos com os laboratórios espalhados pelo mundo. O FAB LAB é apenas o início de um projeto que irá envolver as demais Unidades de Gestão da Prefeitura, já que as crianças poderão pensar neste laboratório um jeito novo de construir nossa cidade”, garantiu a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. Também estiveram presentes ao evento o Vice-Prefeito Antônio de Pádua Pacheco, gestores e servidores municipais, alunos da rede municipal de ensino e do campus Jundiaí do Instituto Federal, servidoras da UGE que participaram do programa  Arte & Movimento, o Vereador Cristiano Lopes representando a Câmara Municipal, o superintendente do SESI Alexandre Pflug e o Diretor Regional do SESI Mário Eugênio.

JUNDIAÍ INAUGURA FAB LAB NESTA SEXTA, NO COMPLEXO ARGOS
VINICIUS SCARTON 22/11/2018

 A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, inaugura nesta sexta-feira (23), às 10 horas, o FAB LAB (Fabrication Laboratory), um laboratório de incentivo à produção criativa montado no Complexo Argos. Segundo a gestora da pasta, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, o FAB LAB é na realidade “uma grande fábrica de ideias”, um verdadeiro laboratório de soluções, criado para trabalhar com os estudantes. “Por aqui os alunos terão todos os equipamentos e máquinas necessárias para os seus protótipos”, explica Vastí reforça que o propósito é fazer com que as crianças sejam protagonistas dos processos de solução de problemas. “Afinal, no futuro elas serão as pessoas que comandarão a nossa cidade”, destaca. A estrutura do FAB LAB será formada por professores da rede municipal, além de dois gurus, um manager e um coordenador pedagógico. “Eles serão responsáveis pela conexão com as escolas, sendo organizado pelo Centro de Tecnologia, num formato extremamente pedagógico”, descreve. Na tarde de ontem, funcionários da prefeitura realizavam os últimos ajustes e instalações de equipamentos no ambiente onde funcionará o FAB LAB, que ocupará uma área com mais de 100 metros quadrados e contará com sala de espera, local para alimentação, bancadas, projetores e vitrine com materiais confeccionados por alunos, máquinas 3D, cortadores a laser, projetores e uma TV, que estará conectada com os demais FAB LABs pelo mundo. “Através dessa conexão, as crianças em tempo real poderão acompanhar a atuação dos FAB LABs pelo mundo, como na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, ou seja, elas poderão conversar e interagir para solucionar os problemas, por meio de experiências internacionais, com uma mediação do conhecimento em outra língua e parâmetros com outras culturas”, informa. As inscrições para o FAB LAB serão feitas pelas escolas e os projetos contarão com orientações do manager e também pelo coordenador pedagógico até o momento em que os alunos estiverem preparados para frequentar o laboratório. ESCOLA INOVADORAO FAB LAB faz parte do Programa Escola Inovadora e é uma das ações da Rede Jundiaí de Cooperação, cujo termo de adesão entre a Prefeitura de Jundiaí e o SESI foi assinado no dia 12 de maio, com objetivo de desenvolver programas nas áreas de ciência e tecnologia. De acordo com gestora da Educação, a solenidade contará com a presença do presidente da FIESP (Federação das Indústrias do estado de São Paulo), Paulo Skaf, entre outras autoridades e convidados.

Prefeitura inaugura FAB LAB municipal em parceria
 Laboratório de fabricação digital  é estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para que estudantes transformem ideias em realidade.

Por: Prefeitura de Jundiaí23/11/2018

ESCOLA INOVADORA GANHA MAIS UMA UNIDADE NO FAZENDA GRANDE
Publicada em 24/11/2018

A EMEB Prof.ª Marly de Marco, no Bairro Fazenda Grande foi totalmente repaginada  dentro dos conceitos do Programa Escola Inovadora.

Uma apresentação musical feita pelos alunos do 2° ano e outra em Libras com as turmas do 5º ano da EMEB Prof.ª Marly de Marco Mendes Pereira, no bairro Fazenda Grande, marcou o início da cerimônia de entrega da mais nova unidade do Programa Escola Inovadora, um programa da administração municipal que tem como eixos norteadores os investimentos na aprendizagem dos alunos, na valorização dos educadores e na modernização das estruturas físicas e ambiência das unidades escolares, elementos estes que contribuem positiva e comprovadamente no desenvolvimento das crianças.

Emocionada, a titular da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª VastÍ Ferrari Marques, lembrou que o projeto é muito mais que a aplicação de cores nos muros da escola. “Este projeto significa oferecer tecnologia, língua estrangeira, conteúdo e a possibilidade de levar nossos alunos para qualquer lugar do mundo, porque nossas crianças seguirão, através da educação, pelo único caminho que levará nosso país a um destino melhor

Está comprovado que io ambiente escolar onterfere, segundo um estudo divulgado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no amor e respeito que a criança sente por sua escolae no aproveitamento  do conteúdo que recebe", disse o prefeito Luiz Fernando Machado, que anunciou que voltará à região em uma semana para  inauguração  de oityro equipamento público.. "No próximo sábado,  faremos a entrega da UPA, do Novo Horizonte.e, no prédio da  antiga UBS faremos uma nova Creche para a comunidade" O prefeito Luiz Fernando Machado e a Gestora de Educação Profª. Vasti Ferrari Marques,  acompanham as explicações dos alunos do 5º ano sobre as experiências  realizadas.

O Prefeito também acompanhou uma apresentação de ciências de alunos do 5º ano, que falaram sobre o processo de tratamento de água, o sistema solar e até o estudo de fósseis. A apresentação valeu um convite do prefeito  para que a turma faça uma visita na próxima semana ao FAB LAB , inaugurado nesta sexta feira (23) no Complexo Argos. "Essa parceria com o SESI vai conectar nossas crianças  com o mundo, proporcionando mais um importante aprendizado de vivência para os alunos.

Investimentos públicos e da comunidade

O prefeito Luiz Fernando Machado ainda aproveitou para homenagear  o Dr. Antônio Mendes Pereira, voivo da Profª. Marly (patronesse da escola), com a entrega  de uma placa de reconhecimento  a tudo o que ele já fez  como benfeitor desta comunidade escolar  e em sua vida dedicada à medicina.  Para a vendedora Luana Pereira dos Santos,  mãe da Lucyelle, de 9, e Nycollas , de 6, ,a alunos da EMEB , as modificações deixaram  o espaço ainda melhor. "Ficou  tudo tão colorido e lindo! E o trabalho feito pelas professoras  e pela diretora Marjorie com os nossos filhos  é essencial para que a gente possa prepará-los ainda melhor para a vida.

A unidade, q    ue atende 308 alunos de Ensino fundamental I (1º ao 5º ano), passou por uma reforma  que inclui pintura geral, construção de uma  mini quadra coberta, implantação de canteiros para horta escolar, criação deum espaço para amamentação , adequações no refeitórios e sanitários, , melhoria no escoamento de águas pluviais,  e drenagem do pátio interno, revitalização da biblioteca , entre outras melhorias.

Para as melhorias acima citadas, foram investidos cerca de R$90 mil, sendo R$60 mil vindos da Prefeitura de Jundiaí e R$30 mil  de recursos arrecadados  pela própria escola. , com ajuda dos pais e moradores do bairro.

A primeira escola a compor o Programa Escola Inovadora foi a RMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas  e, de lá para cá,  outras 9 unidades já foram entregues: as EMEBs Duilio Maziero, no Bairro da Toca, Prof.ª Cesarina Fortarel  Gonçalves Dias, na Vila Jundiainópolis, Marcos Gasparian, no Centro,  Vereador João Batista Toledo, no Tamoio, , Antonino Messina, no Bonfiglioli,  Prof. Naman Tayar, no Jardim Ângela, Profª Anna Pontes Chagas  no Jardim América, Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, no Almerinda Chaves e Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti, no Caxambu. No momento, outras sete unidades  seguem com reformas em andamento:  nos bairros Champirra, Medeiros, Parque São Luiz, Jardim Guanabara, Fernandes, Roseira e Tarumã.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

BAIRRO FAZENDA GRANDE RECEBE A 11ª ESCOLA INOVADORA DE JUNDIAÍDA REDAÇÃO 25/11/2018

Em sete meses, desde o lançamento do Programa “Escola Inovadora”, da Prefeitura de Jundiaí, 11 escolas municipais tiveram as suas infraestruturas revitalizadas, o que inclui desde a cobertura de quadras, em alguns casos, até obras de grande porte. A última entrega neste sábado (24) foi a da EMEB Prof.ª Marly de Marco Mendes Pereira, no Bairro Fazenda Grande.

construção da mini quadra

          adequação do refeitório





No evento que marcou a entrega, a participação ativa dos pais motivou elogios por parte do prefeito Luiz Fernando Machado. “Proporcionar condições de infraestrutura adequadas nas escolas é de grande importância para assegurar melhores resultados na aprendizagem dos alunos, mas isso é apenas uma parte. Quanto maior a participação da família na vida escolar, mais eficaz será o trabalho da escola”, disse.

O engajamento dos pais e da equipe gestora da escola também fez a diferença na reforma da unidade de ensino, que atende 308 alunos. De acordo com a Unidade de Gestão de Educação, o investimento total foi de R$ 90 mil, sendo R$ 60 mil por parte da Prefeitura e os outros R$ 30 mil com recursos da escola, arrecadados com o apoio dos pais e responsáveis dos alunos, além de apoiadores do bairro.

No local, os serviços incluíram construção de uma mini quadra coberta, pintura geral, construção de canteiros para o projeto Horta Escolar, adaptação do pátio, reparos hidráulicos e elétricos, drenagem do pátio interno, revitalização da biblioteca, construção do espaço para amamentação e as adequações no refeitório, nos sanitários e no escoamento de águas pluviais, demandas antigas da comunidade.

Pai do aluno Matheus, André Brasileiro tem participação ativa em todas as ações da EMEB Prof.ª Marly de Marco. “A direção e as professoras são muito próximas à comunidade e isso se reflete no engajamento dos pais. Por isso fiz questão de dar a minha contribuição financeira nos projetos de arrecadação da escola para essa reforma tão aguardada”, afirmou ele.

Inglês e empreendedorismo

O programa Escola Inovadora foi lançado em abril deste ano, com a reconstrução da EMEB Prof. Waldemir Savoy, uma creche do Jardim das Tulipas. Segundo a Prefeitura, a partir dali, outras escolas receberam obras de remodelação e de infraestrutura. São unidades de ensino dos Bairros Jardim Tamoio, Toca, Jundiainópolis, Jardim Ângela, Centro, Jardim América, Jardim Bonfiglioli, Almerinda Chaves e Caxambu. Atualmente, outras sete escolas municipais seguem em reforma.

A gestora da Educação, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, afirma que, além das obras, a qualidade dos professores e as práticas pedagógicas inovadoras complementam o Programa Escola Inovadora. “Inserimos o ensino da língua inglesa a partir dos quatro anos nas escolas municipais, temos as aulas de empreendedorismo, atividades que relacionam teoria e prática, de forma dinâmica e interativa. Tudo isso para alavancar cada vez mais a aprendizagem dos alunos.

Prefeito Luiz Fernando Machado salientou a importância da participação dos pais na escola e engajamento

PREFEITURA DE JUNDIAÍ ENTREGA NESTE SÁBADO (08/12/2018), A REVITALIZAÇÃO DA EMEB AMÉRICO MENDES


A Gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques entregou neste sábado (08/12/2018), as melhorias  realizadas na EMEB Américo Mendes, no Bairro dos Fernandes. A revitalização faz parte do Programa Escola Inovadora,  anunciado pelo prefeito no início deste ano. A EMEB que atende 130 alunos do Ensino Fundamental I, recebeu pintura geral, pintura do piso, além de reparo no telhado, com um investimento de R$40 mil. 

antes
depois



PREFEITURA ENTREGA ESCOLA REFORMADA NO JARDIM GUANABARA

jornal de Jundiaí - da redação 16/12/208

 Como resultado de iniciativa do Programa Escola Inovadora, que é desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, a EMEB Prof.ª Cleonice Adolpho Farias , no Jardim Guanabara passou opor reforma nos últimos meses. e no sábado, (15/12/2018), foi apresentada à comunidade escolar.

Assim como em outras unidades escolares,  que receberam obras de médio e grande porte ao longo deste ano, na unidade de ensino,  do Guanabara, o poder público também apostou na parceria com os pais de alunos,  para providenciar os serviços. De acordo com a Unidade de Gestão de Educação, foram R$50 mil de investimentos por parte da Prefeitura e R$12 mil aplicados  pela comunidade.

O Escola Inovadora não se limita a oferecer apenas uma nova identidade visual. Este também é um dos objetivos, mas  as ações vão muito além. sempre com foco na melhoria da aprendizagem das crianças, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. Temos o ensino de inglês, a partir dos 4 anos, o primeiro FAB LAB do país, entregue em parceria  com uma prefeitura. ações efetivas para ampliar o número de vagas nas creches, pontua.

Um evento com a presença dos educadores, alunos e seus familiares foi organizado  para marcar a entrega da 12ª unidade de ensino pelo Programa Escola Inovadora. Mãe da aluna Maria Helena, de 2 anos, Ana Paula Martin comentou que a reforma era esperada por todos. "Sei que a escola tem ótimos professores e agora, com certeza, terão melhores condições  para trabalhar. fico feliz  por saber que as crianças estarão em uma escola organizada".

 REVITALIZACÃO

.A  EMEB Cleonice atende cerca de 150 crianças de zero a 3 anos, da Educação Infantil I (creche) e, com a reforma, recebeu um parquinho revitalizado, uma antiga demanda da comunidade, além de pintura externa, manutenção hidráulica, troca de espelhos,  instalação de tampas de bacias, troca de vidros e manutenção elétrica. Através dos recursos próprios, e das contribuições dos pais, responsáveis e comunidade local, também foram realizadas a reforma do tanque de areia, pintura interna, organização da sala de brinquedos e reforma da lavanderia.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques, o ano foi positivo no que diz respeito às entregas de serviços no sistema municipal de ensino. “O Escola Inovadora começou com a reconstrução da creche Waldemir Savoy, do Jardim das Tulipas e encerra este ano letivo pela EMEB Prof.ª Cleonice Adolpho de Faria, uma escola pequena, mas que traz em cada de seus ângulos a inovação e a adequação para o atendimento de seus alunos”, afirma.


Hoje, entregamos a 12ª unidade do "Programa Escola Inovadora" no Jardim Guanabara, EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria. Foi muito especial presenciar o carinho dos pais e alunos com a diretora Thailana Matias. Como em outros momentos, vimos famílias que junto com toda a equipe escolar fazem parte das transformações para o bem que só a educação pode mostrar.





Obras concluídas e não entregues

Pintura Geral da EMEB Armanda Santina Polenti





Pintura geral da EMEB Reynaldo de Montalvão Basile



                                                            
 Pintura geral, construção do bebedouro e reparo do telhado da da EMEB José Sciamareli Sobrinho



Ampliação  da EMEB Prof.ª Maria de Lourdes Gonçalves de Barros





                      Construção do muro de arrimo da EMEB Prof. Lucírio Valli



Reforma da EMEB Prof. Luiz de Carvalho, construção de sanitários  da EMEB Prof.ª Judith Almeida A. Curado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário