Nota: Em 2017, no inicio da Gestão a Unidade de Gestão de Educação encontrou as unidades Escolares com problemas estruturais, sem manutenção em telhados, hidráulicas, elétricas, pinturas, sem contrato de roçagem, obra abandonada da creche do Bairro Fazenda Grande, brinquedos de parque infantil interditados por falta de manutenção, entre outras avarias, conforme fotos abaixo:
APRESENTAÇÃO
O PROGRAMA ESCOLA INOVADORA é uma proposta de trabalho da Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão da Educação e de educadores que escolheram trabalhar de forma inovadora em prol do ensino e da aprendizagem.
São profissionais que se entregaram à maravilhosa tarefa de transformar a vida das pessoas com criatividade e capacidade de inovar. Sabemos que com as variadas experiências suscitam as novas ideias que podem fazer fazer a diferença no engajamento, na aprendizagem e na preparação de nossos estudantes para enfrentarem os desafios que aproximam da realidade do século XXI. Profissionais cheios de sonhos e transformadores de realidades.
“Há quem diga que todas as noites são de sonhos, mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão, no fundo isso não tem muita importância, o que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares e em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado”. (Shakespeare).
dezembro de 2016
Imprensa Oficial do Município de Jundiaí - página 3
Extrato de Contratos e Aditivos
contrato nº 225/16.
Contratante:
Município de Jundiaí. Contratada: FRV Construções Ltda. EPP Processo: nº
29.834-5/15.
Assinatura: 09/12/16
Valor Global: R$ 170.798,44.
Objeto: Execução de
obra de reforma da EMEB Antonino Messina, localizado na Rua Líbia n.140 -
Jardim Messina, nesta cidade.
Modalidade: Tomada de Preço nº 15/15. Prazo de Vigência: 90 (noventa) dias corridos. Proponentes: 04.
EMEB PROF.ª MELÂNIA FORTAREL BARBOSA
APÓS QUATRO ANOS DE ESPERA, ESCOLA MUNICIPAL TEM TELHADO TROCADO
Publicado em 06/07/2017
Toda estruturado telhado de 774 metros foi substituída
A Unidade de Gestão de Educação conclui, nesta semana, reforma do telhado da EMEB Profª. Melânia Fortarel Barbosa, no Bairro do Poste. A obra era esperada pela comunidade da região há mais de quatro anos. Além de possuir telhas quebradas, o telhado estava com madeiramento em estado precário, o que fazia com que em períodos de chuva intensa, áreas da escola ficassem com alagamentos. Em março deste ano, ao tomar conhecimento do problema, a UGE incluiu a obra na ordem de prioridade. "No início da gestão, detectamos a necessidade de intervenções de pequeno, médio e grande porte em várias unidades escolares. Diante das restrições financeiras pelas quais passa o município, foi montado um cronograma para a realização das obras, conforme a disponibilidade de recursos. Há um mês iniciamos os trabalhos da EMEB e, até sexta-feira (7), o serviço será concluído." afirmou o Diretor do Departamento de Obras e Manutenção Escolar da Unidade de Educação, Elidio Aparecido de Oliveira. Além das telhas, foram substituídos o madeiramento, as ferragens, os rufos e as calhas do telhado de 774 metros. Em torno de R$ 170 mil foram investidos. Esse conserto era uma solicitação antiga e estava sendo muito aguardado pelos pais e pela equipe escolar, porque houve dias em que tivemos que dispensar os alunos. Neste ano, conversamos na Unidade de Educação e recebemos todo o respaldo. A comunidade está satisfeita, comenta a diretora da escola Silvana Zanata Braga Camargo.
Para Daniele Castro Nunes Lourenção, mãe do aluno Pietro, de 05 anos, agora os pais podem ficar tranquilos em qualquer período do ano. "É muito bom ver que a obra foi realizada. O estado da escola era uma grande preocupação para todos nós. A EMEB Profª Melânia é uma escola linda e privilegiada. O meu marido estudou aqui. Toda a comunidade tem um carinho especial por este espaço. Entristecia-nos ver a situação em que estava. Estamos agradecidos e felizes", destacou.
Mais obras
A Unidade de Gestão de Educação, nos seis primeiros meses de governo, também realizou a reforma na EMEB Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli, serviço de pintura da EMEB Reynaldo de Montalvão Basile, no Tarumã, reforma do telhado da EMEB Prof. João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, construção do telhado e do toldo da EMEB Irmã Flórida Mestag, no Bairro Mato Dentro, e iniciou a obra da creche Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, que está fechada desde fevereiro de 2016, por apresentar patologias estruturais ao longo do tempo, sendo preciso realizar medidas corretivas urgentes.
PREFEITURA ENTREGA REFORMA DE ESCOLA
MUNICIPAL DO JARDIM TAMOIO.
Alunos apresentaram ao prefeito os espaços da escola que passaram por reforma.
O prefeito Luiz Fernando Machado entregou dia 19 de dezembro, a reforma da EMEB Vereador João Batista de Toledo, no Jardim Tamoio. Além de alunos, pais e a comunidade escolar participaram da cerimônia. "A escola está nova e ficamos felizes em imaginar como as crianças vão se desenvolver nesses espaços. Temos como grande preocupação, a saúde, as áreas verdes, a manutenção da cidade, a segurança pública e a educação. "Sabemos que investir nas crianças é seguramente um bom caminho para a construção de uma cidade melhor.", comentou o prefeito.
A reforma da escola contemplou, entre as melhorias, ampliação e acessibilidade dos espaços.
Gratidão
Para a diretora da escola, Maribel Lopes de Castro, com os espaços remodelados e acessíveis, os alunos poderão interagir mais e desenvolver diversas situações de aprendizagem. "As crianças merecem esse prédio. Agradecemos a todos e, em especial, a equipe escolar pela união durante o período da reforma. Sabemos que estamos no caminho certo para a educação de Jundiaí. A aluna Giovanna Vitória Muller Barboza, de 5 anos, demonstrou pelo sorriso, o quanto ficou satisfeita com a nova escola. "Está tudo muito legal. o que eu mais gostei foi o parquinho. O banheiro também está bonito e no bebedouro tem água geladinha". Atualmente a unidade escolar atende 240 alunos de Educação Infantil (grupos 4 e 5 anos), A cerimônia também contou com a participação do Gestor de Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Adilson Rosa, do Vereador Márcio Pentecostes de Souza, representando a Câmara Municipal, do engenheiro Reinaldo Garcia e da assistente técnica de engenharia Amanda Ferreira da empresa HM.
PREFEITURA DE JUNDIAÍ AMPLIA CRECHE NO JARDIM
DAS TULIPAS
EMEB PROF. WALDEMIR SAVOY QUE ESTA FECHADA DESDE 2016, SERÁ REABERTA COM ATENDIMENTO AMPLIADO E NOVOS ESPAÇOS PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.
Moradores do Jardim Tulipas poderão contar novamente em seu bairro a partir de abril, com uma creche totalmente reformada e ampliada. A obra da EMEB Prof. Waldemir Savoy, que vai atender 162 crianças em esquema de creche (antes era 96) , entrou em sua fase final e os trabalhos foram intensificados. Após a conclusão dos trabalhos, a unidade terá 1.553 metros quadrados construídos. O investimento da Prefeitura de Jundiaí é de R$1.368.749,67. Na manhã de terça-feira (23/01/2018), um grupo de mães de alunos do sistema municipal, visitou o local junto com o prefeito Luiz Fernando Machado, que reforçou o atendimento adequado que será oferecido na EMEB. "Temos atualmente um orçamento restrito, mas a educação é nossa prioridade e essa obra é uma prova disso". Ele citou, ainda, a importância do trabalho conjunto entre a escola e a família na evolução das crianças. "Por isso, peço aos pais e educadores que mantenham sempre uma relação estreita e produtiva, pois essa convergência é fundamental para os estudantes". completou.
Os serviços estão avançados, com conclusão prevista para o mês de abriu/2018.
Presente ao encontro, a Gestora de Educação Profª Vasti Ferrari Marques, lembrou que a creche, além de reformada, também está sendo ampliada. "Vamos entregar a EMEB com uma nova área coberta onde poderão ser realizadas várias atividades pedagógicas. retomamos a horta e temos também novos solares, (espaço para as crianças tomarem sol). Tem um espaço amplo e fundamental para garantir um aprendizado completo, com uma base sólida". completou. Moradora do bairro e mãe do pequeno Felipe, de 3 anos, Jeniffer Vasconcelos Leite acompanhou a visita a convite da UGE. Ela disse ter ficado muito satisfeita com o que viu. "Da para ver que a infraestrutura melhorou muito com a reforma. Estou muito feliz de saber que meu filho voltará estudar pertinho de casa. em um local totalmente novo e adequado". afirmou.
Prefeito visitou as obras da unidade de ensino, acompanhado de mães do bairro.
CIDADES: BAIRROS RECEBEM NOVAS REDES DE ÁGUA
E ESGOTO.
Publicado em 19.03.2018
Prefeito ressaltou que as melhorias em benefício da saúde são prioridades da atual gestão.
Levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto aos bairros mais afastados de Jundiaí, e garantir saúde à população, é um dos compromissos da atual gestão, e que sábado, (17), foram confirmados com a entrega da rede de água no Bairro da Toca e de esgoto no Jardim das Tulipas.
Antes das apresentações das crianças, como resultado do Projeto "Verde que te quero verde, um sonho sustentável", da EMEB Duílio Maziero, que visa incentivar o cuidado com a natureza, o Prefeito Luiz Fernando Machado oficializou a entrega da obra de implantação da rede de água na Av. Maria Negrini Negro, que beneficia a EMEB e aproximadamente 60 propriedades da Avenida. Foram instalados 1900 metros de extensão de rede de cano com investimento de R$400 mil.
Dia Letivo: Entrega da obra da rede de água e atividades alusivas ao meio ambiente.
REDE DE ESGOTO
Ainda no sábado, na Av. Daniel Pellizari, no Jardim das Tulipas foi realizada a entrega da obra de rede de esgoto, anunciada em março de 2017. A moradora Erika Moreli, lembra que a obra era uma antiga solicitação dos moradores. "Há um tempo esperávamos pela rede de esgoto. Somos todos moradores antigos e utilizamos fossa. Agora conseguimos conquistar mais esse importante passo". Executada no trecho entre Jardim Santa Maria e Rodovia dos Bandeirantes, próximo ao Jardim das tulipas, a nova rede tem 380 metros de tubulação e garante a coleta e tratamento de esgoto dos imóveis localizados neste trecho. Como forma de aprimorar a infraestrutura da região, a DAE ainda realizou a implantação de 110 metros de galerias de águas pluviais, com 800 mm de diâmetro em uma servidão de passagem da Av. Daniel Pellizari. A intervenção que estava prevista no início do projeto, permite o melhor escoamento das águas da chuva na rua. O Diretor Presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, comentou que entre as prioridades da empresa, estão os investimentos para implantação das redes de água e esgoto dos bairros mais afastados. "Hoje entregamos duas importantes obras, a rede de água no bairro da Toca e EMEB Duilio Maziero e e o esgoto para os moradores da Av. Daniel Pellizari. Com essas pequenas, mas importantes obras, vamos concluir os 2% da cidade que ainda não contam com a rede coletora de esgoto. Para solicitar a ligação de água e esgoto, os moradores devem se dirigir a um Posto de Atendimento da DAE (Vila Hortolândia, Poupa Tempo, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves) com a matrícula atualizada do imóvel e documentos pessoais, Em caso de dúvida, acesse www.daejundiai.com.br ou entre em contato com o Fale Conosco da DAE, pelo telefone 08000 133 155. A ligação é gratuita.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí.
PREFEITURA LANÇA O PROGRAMA “ESCOLA
INOVADORA” COM ENTREGA DE CRECHE.
“Sejam bem-vindos de volta ao lar”. Foi com esta frase que a diretora da EMEB Prof. Waldemir Savoy, Larissa Marinelli recebeu emocionada o público presente para a cerimônia de entrega da creche do Jardim das Tulipas, ocorrida na manhã deste sábado (17/03/2018). A creche estava fechada desde 2016 após apresentar patologias estruturais e necessitar de medidas corretivas urgentes, e a primeira a ser entregue dentro do Programa Escola Inovadora, que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimentos em projetos com foco na aprendizagem dos alunos.
EMEB Prof. Waldemir Savoy
A Gestora de Unidade de Educação, Profª. Vasti Ferrari Marques, acrescentou que cerca de 20 escolas da rede municipal de ensino também passarão pelo processo de ambientação diferenciada, com investimento em mobiliário, tecnologia e outras adequações estruturais para melhoria dos espaços. "A EMEB Prof. Waldemir Savoy representa um momento novo na educação, o momento de olhar a escola e saber que ela propicia à criança e comunidade, um sentimento de pertencimento ao local onde vive".
Escola Inovadora: creche do Jardim Tulipas foi totalmente reformada pela Prefeitura.
Uma nova escola
O total investido pela Prefeitura de Jundiaí na reforma e ampliação da EMEB foi de R$1.368.749,67. Com as melhorias aumentou o número de vagas, passando de 96 para 162 alunos e ampliou a faixa etária atendida (antes eram crianças de 2 e 3 anos, e agora serão recebidas crianças de zero a três) e área construída, que agora possui 1.553 metros quadrados. A escola recebeu tratamento de fissuras e de umidades, reboco interno, pintura, reparo nas janelas e no telhado, colocação de armários, novo piso, instalação de parquinho, além da construção de solários, de pista de motoca, de tanque de areia e mini quadra coberta. Ciente dos perigos estruturais que existiam no prédio antes da reforma, a diretora Larissa destacou que os últimos dois anos foram difíceis para todos. "A antiga escola representava um risco à integridade das crianças e dos funcionários. Foi uma batalha grande e a vitória deve ser compartilhada por todos que contribuíram para entregar este prédio lindo às nossas crianças", diz Larissa A designer de sobrancelhas Fernanda Braitt, mãe da pequena Lara, de 5 anos, fez questão de participar do evento. Integrante do grupo de mães que que esteve à frente das ações que resultaram na reforma, Fernanda comemora a nova fase. "Minha filha estudou aqui por dois anos. Me sinto muito orgulhosa de ver como ficou esta escola e também por ver que valeu a pena ter esperado. Dou os parabéns a todos que conseguiram devolver esta creche ao nosso bairro". Outra mãe que estava celebrando, era Mariana Gandolfi. Ela, assim como as demais mães, também sentiu na pele a mudança provisória das crianças para o Bairro do Eloy Chaves. “Voltar com as crianças para o bairro que a gente mora é um alívio, sem contar que a escola está maravilhosa!”
Creche foi ampliada e atenderá crianças com mais qualidade. Mais 500 vagas em creches.
Durante a cerimônia, o Prefeito Luiz Fernando Machado também anunciou que, até o final deste ano, mais vagas de creche serão criadas, graças às reformas e ampliações que estão previstas para os próximos meses. "Sabemos que ainda não é o suficiente, mas teremos, no mínimo 500 novas vagas em creches até o final deste ano, também como resultado do Programa Escola Inovadora"
No final da cerimônia, o prefeito, acompanhado das demais autoridades presentes, plantou um pé de ipê branco no jardim da escola, para representar a nova fase da EMEB Prof. Waldemir Savoy.
PREFEITURA DE JUNDIAÍ ENTREGA CRECHE
REFORMADA E AMPLIADA NO JARDIM ÂNGELA
OBRA NA EMEB PROFESSOR NAMAN TAYAR TAMBÉM CONTOU COM AJUDA DA COMUNIDADE ESCOLAR, FORMADA POR PAIS E FUNCIONÁRIOS, QUE PROMOVEU UM MUTIRÃO
A Unidade de Gestão de Educação entregou oficialmente, nesta sexta-feira (23), a reforma e ampliação do prédio da EMEB Prof. Naman Tayar, no Jardim Ângela. Esta é a segunda benfeitoria entregue à comunidade, em menos de uma semana, dentro do PROGRAMA ESCOLA INOVADORA, lançado pela atual gestão e que tem como pilares a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos. Cerca de R$ 130 mil foram investidos. “Em 2017, organizamos a casa e, em 2018, estamos podendo investir. A Escola Inovadora é mudança de conceito, de prioridade onde investir. Nesta unidade, melhoramos a ambiência por entendermos que isso também contribui com a formação pedagógica das crianças e, ao mesmo tempo, aumentamos a quantidade de vagas. Não se constrói uma cidade do futuro sem pensar na educação no presente”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado, durante a cerimônia que reuniu pais e a comunidade do bairro, e contou com apresentação dos alunos. Desde o início do ano, a creche atende 30 crianças a mais. De 72 passou a ter 102 alunos de zero a três anos. A ampliação foi possível, após a reforma de uma casa ao lado, que foi integrada ao espaço. No anexo, foram efetuados serviços como revisão da parte elétrica, adaptação de sanitários, pintura, instalação de pisos, adaptação de copa para funcionários e execução de cobertura de acesso entre os prédios. Em paralelo, no antigo prédio foi realizada a regularização do piso externo, novas instalações hidráulicas e elétricas, adaptações na cozinha, limpeza de calha e de caixas de água, reparos nas portas metálicas e substituição de arame farpado, entre outras melhorias
Reforma do prédio anexo
Diferencial
A obra na EMEB Prof. Naman Tayar também contou com uma ajuda especial: a comunidade escolar, formada por pais e funcionários, promoveu um mutirão, no início do mês, para auxiliar na pintura interna de alguns espaços da escola. Coube a UGE, junto com empresas que integram a Rede Jundiaí de Cooperação, ofertar os materiais.
Outras 20 escolas do Sistema Municipal de Ensino de Jundiaí, também receberão investimentos do Programa Escola Inovadora.
Outras obras
A UGE prevê que outras 20 escolas do Sistema Municipal de Ensino passarão pelo processo de ambientação diferenciada, com investimento em mobiliário, tecnologia e outras adequações estruturais para melhoria dos espaços, conforme o Programa Escola Inovadora. A primeira obra entregue foi a EMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, no último dia 17. A creche que atendia 96 crianças, passou a ter 162 alunos de zero a três anos, após a ampliação. A cerimônia de inauguração da escola Prof. Naman Tayar contou com a presença do vice-prefeito Antônio de Pádua Pacheco; dos gestores das Unidades: (Esporte e Lazer), Luiz Antônio Trientini, (Governo e Finanças) José Antônio Parimoschi, ( Mobilidade e Transporte), Silvestre Ribeiro,(Inovação e Relação com o Cidadão), Thiago Maia, e (Infraestrutura e Serviços Públicos), Adilson Rosa, além do presidente da Câmara Municipal, Vereador Gustavo Martinelli.
ESCOLA INOVADORA: EMEB PROF.ª CESARINA
FORTAREL GONÇALVES DIAS GANHA QUADRA
COBERTA
O prefeito Luiz Fernando Machado falou sobre a importância da atuação do Poder Público em conjunto com a comunidade.
A manhã deste sábado, (14) foi muito especial para as crianças e pais de alunos da EMEB Prof.ª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias, na Vila Jundiainópolis, Graças à ação conjunta da comunidade escolar e Prefeitura de Jundiaí, através do Programa Escola Inovadora, foi possível a cobertura da quadra e pintura do piso da escola construída há 52 anos. O programa investe entre seus eixos principais, na modernização e melhoria da infraestrutura do ambiente escolar, com ações direcionadas para a qualidade do ensino e inovações curriculares, como a inserção de aulas de inglês para crianças de 4 e 5 anos. Além da cobertura da quadra de 240 metros quadrados, foram realizados serviços de pintura geral no prédio, reboco nos muros, execução de sistema de drenagem, além de revisões hidráulicas e elétricas. Dos cerca de R$210 mil investidos, R$195 mil foram provenientes de recursos da Unidade de Gestão de Educação e R$15mil em parceria com a comunidade escolar, utilizados na compra de concreto e de tinta para o piso. "Fizemos vários eventos para levantar recursos porque achávamos que que teríamos de levantar todo valor para a reforma. Depois de uma reunião com o prefeito no ano passado, soubemos que a Prefeitura faria muito mais do que estávamos esperando", destacou Reginaldo Vendramini, representante da comunidade e integrante da comissão de pais.
Cobertura da quadra
antes
.
Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, a parceria entre comunidade e poder público é a forma mais indicada para se construir algo em prol de uma sociedade. A EMEB Prof.ª. Cesarina Fortarel Gonçalves Dias é a terceira a receber melhorias do Programa Escola Inovadora. "Aqui, assim como nas outras escolas, temos profissionais capacitados que amam o que fazem e que estão trabalhando para oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos", afirmou. Segundo ela, até o final do ano, cerca de 20 escolas municipais serão beneficiadas com obras e reformas a partir do Programa Escola Inovadora.
O prefeito Luiz Fernando Machado reforçou que o envolvimento das famílias no cuidado com a educação é imprescindível. “A escola oferece a educação formal e é nosso papel aproximar a família das crianças, proporcionando esse envolvimento da comunidade na construção de nossa cidade e investindo no desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida, oferecendo a introdução à Língua Inglesa, noções de empreendedorismo e robótica”, ressaltou. “Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) diz que a ambiência escolar afeta de forma positiva, o desenvolvimento de uma criança. O que estamos fazendo hoje vai garantir que tenhamos, no futuro, mão de obra qualificada e uma boa formação pedagógica dos futuros profissionais”, destacou. Para marcar a ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado descerrou uma placa ao lado das crianças e das demais autoridades presentes, como o Deputado Federal Miguel Haddad e os vereadores Gustavo Martinelli (presidente da Câmara Municipal) e Cícero da Saúde.
O prefeito, junto das crianças, funcionários da escola e demais autoridades, descerrou a placa que marcou a ocasião
Espaço adequado
A manicure Grayce Moreira, mãe da aluna Eduarda, de 9 anos, ficou espantada ao ver o novo espaço. “Ficou tudo lindo”, conta. Para a pequena Eduarda, aluna do 4º ano, foi difícil segurar a curiosidade nos últimos meses. “Eu estava ansiosa pra ver como a quadra estava ficando, mas estava tudo fechado. Quando cheguei hoje, achei muito legal mesmo”.
ESCOLA INOVADORA: EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL VAI
FAVORECER ENSINO
Publicada em 23/04/2018
Prefeito assinou parceria, sem ônus, que vai oferecer conteúdo audiovisual em 48 EMEBs
O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, nesta segunda-feira (23), uma parceria com a Sky Brasil – maior operadora de TV por assinatura via satélite do País - para a implantação em escolas municipais do Escola +, um projeto de educação audiovisual que disponibiliza conteúdo da TV paga para enriquecer a grade curricular de escolas públicas. A celebração da parceria, sem ônus aos cofres públicos, ocorreu no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. Jundiaí e Jaguariúna são as duas primeiras cidades do País a receberem o projeto. A ação, que também integra o programa Escola Inovadora, vai atingir mais de 19,2 mil alunos de 48 escolas de ensino fundamental do Sistema Municipal de Ensino. A Sky vai fornecer sinal de TV via satélite e internet às EMEBs onde já existe o sinal disponível, e o Senac vai capacitar 144 educadores, entre professores e coordenadores pedagógicos, para que estejam aptos a identificar os conteúdos que melhor se adaptam a sua grade curricular, dentro da programação desenvolvida por parceiros da Sky, como, por exemplo, a Disney, o National Geografic, o Discovery na Escola, o Take Off Media e a Fundación Torneos. Serão disponibilizados entre 30 e 50 canais de conteúdo exclusivo. “O Programa Escola Inovadora objetiva formar alunos antenados com o que há de mais moderno. Buscamos alternativas para ofertar conteúdos audiovisuais para nossas crianças e os programas da Sky estão em linha com o que queremos com esse projeto, que já atinge mais de dois milhões de estudantes na América Latina, trazendo conteúdo de grandes canais”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Aprendizado
No Brasil, Jundiaí e Jaguariúna são as primeiras cidades a contar com a parceria.
A gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques, afirmou que a novidade também representa mais uma ferramenta para a formação dos professores. “Serão capacitados 144 educadores que servirão de multiplicadores do conhecimento. Vamos atingir cerca de mil professores, os quais poderão apresentar em sala de aula novos conceitos de forma interativa, lúdica e acessível para as crianças, alinhados com o programa pedagógico das escolas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos alunos”, ressaltou. O gerente regional Escola +, Germán Covarrubias, pontuou que o projeto implementado em 2007 pela DirecTV e que já abrange oito países da América Latina e beneficia mais de 8,8 mil escolas, dá um novo passo ao chegar ao Brasil. “Esperamos que o resultado seja positivo. Objetivamos chegar a 50% das escolas rurais do continente até 2030”, adiantou. A parceria com o município tem duração de dois anos, podendo ser prorrogada. A viabilização foi realizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças. Além de Jundiaí, o projeto será iniciado em 12 escolas de Jaguariúna. Ao todo, serão beneficiadas mais de 25 mil alunos entre sete e 15 anos das duas cidades. O evento contou também com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais da SKY, Adir Matos; do gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa; da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Vanessa Machado; dos gestores de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi; Esportes e Lazer, Luiz Antônio Trientini; Casa Civil, Gustavo Maryssael; além de representes de escolas e alunos da EMEB Professora Armanda Santina Polenti.
Assessoria de Imprensa
ESCOLA INOVADORA: PROJETO INVESTE NA
EDUCAÇÃO EMOCIONAL DOS ALUNOS
Publicada em 03/05/18
Projeto Amigos do Zippy faz parte do Programa Escola Inovadora e tem por objetivo ajudar na solução de conflitos e a identificar os sentimentos.
Como forma de melhorar o aprendizado das crianças a partir do auxílio da resolução de conflitos pessoais, reconhecimento de sentimentos como a raiva, o medo, a angústia, a alegria e o ciúme, a Unidade de Gestão de Educação inicia em 15 escolas de Ensino Fundamental, o projeto Amigos do Zippy, desenvolvido pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC). A iniciativa integra o Programa Escola Inovadora, que prevê uma série de ações voltadas para o bem-estar dos alunos, a qualidade de ensino, a modernização da ambiência das escolas e a valorização dos educadores. “Ao trazer o programa para Jundiaí, o objetivo é auxiliar os nossos alunos a reconhecerem suas próprias emoções e a maneira mais adequada de lidar com elas. Desta forma, a criança poderá melhorar relacionamentos, adquirir autoconhecimento, evitando situações de estresse, depressão e violência. É comprovado que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, também ajuda no desempenho escolar”, resume a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE, Ana Paula Freguglia. O programa vai atingir, inicialmente, 2.788 alunos e 111 educadores. Os temas serão trabalhados por meio de histórias que envolvem as crianças, os alunos e os familiares. As ações dinâmicas também contam com o personagem Zippy, um inusitado bicho-pau, que tem como amigos um grupo de crianças. O foco são os alunos dos 2ºs e 4ºs anos e dependendo da unidade, pode-se estender para as demais classes. As unidades escolares avaliaram suas necessidades, diante das situações vivenciadas no dia a dia, e fizeram a inscrição para participar. “Já foram realizadas duas formações com os professores e tutores das escolas e, na próxima semana, os alunos começam a receber o material”, acrescenta a diretora.
Diferencial
Para a gestora de Educação, VastÍ Ferrari Marques, o programa é um diferencial do município. “A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem como premissa a educação socioemocional em todas as áreas do conhecimento. O Amigos do Zippy é um programa importante, na medida em que trabalha com as emoções e um dos grandes problemas, muitas vezes identificado na escola, é a agressividade”, salienta. Em Jundiaí, a Pastoral de Atendimento e Integração do Menor (PAIN) já contou com a iniciativa e avalia positivamente a experiência. “Há cinco anos, vivenciamos uma experiência com o Amigos do Zippy e foi muito útil. As crianças aprenderam, por exemplo, que podiam sentir raiva, mas que era importante lidar com esse sentimento para não se prejudicar e não prejudicar o outro. O material do programa consegue entrar no mundo deles, trabalhando as emoções com linguagem simples. Nós, inclusive, conseguíamos fazer um trabalho específico com a criança, a partir do desenvolvimento das atividades do programa. As escolas da rede municipal vão ganhar muito”, comenta a coordenadora da PAIN, Silene Aparecida Souza Bernardes. O Amigos do Zippy foi fundado em 2004 e, até 2017, capacitou mais de 8 mil educadores e beneficiou mais de 280 mil crianças em 93 municípios brasileiros.
Assessoria de Imprensa Fotos: Fotógrafos PMJ
PREFEITURA ASSINA TERMO PARA INSTALAR
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO
Publicada em 12/05/2018
A manhã deste sábado (12) marcou o ponto de partida para uma nova e importante etapa educacional do município, dentre as ações previstas no PROGRAMA ESCOLA INOVADORA. Durante a cerimônia de inauguração do novo prédio do SESI em Jundiaí (SESÃO), o prefeito Luiz Fernando Machado e o presidente do Conselho Regional e Diretor Regional do Serviço Social da Indústria de São Paulo, Paulo Skaf, assinaram o acordo de adesão à Rede Jundiaí de Cooperação, ato este realizado também pelos gestores de Educação, Prof.ª Vastí Marques, e de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi. A adesão do SESI à Rede representa a oportunidade de levar para alunos e professores da rede pública do município mais oportunidades de desenvolvimento de programas nas áreas de Ciência e Tecnologia que atendam às demandas da sociedade moderna e das próximas gerações, por meio, inclusive, da implantação de um FAB LAB (abreviação do termo em inglês ‘fabrication laboratory’) público.
O prefeito Luiz Fernando e Paulo Skaf conheceram o projeto de cadeira de rodas para cachorros, desenvolvido pelos alunos do SESI Jundiaí no FAB LAB da escola
A Prefeitura de Jundiaí e o SESI investirão juntos na construção desse FAB LAB dentro do Complexo Argos, para que possamos oferecer à rede pública de ensino as mesmas ferramentas de ciência e tecnologia que já estão disponíveis para os alunos do SESI. Somos o primeiro município a pleitear esse direito e levar um FAB LAB para a rede pública e estamos muito felizes em poder contar com o SESI nesta iniciativa”, salientou o prefeito Para Paulo Skaf, integrar a Rede de Cooperação de Jundiaí é uma forma de oferecer mais igualdade e possibilidades de ensino de forma mais ampliada. “A rede municipal de ensino de Jundiaí é uma das melhores existentes e poder contribuir para investir ainda mais nesse ensino de qualidade é uma grande satisfação”, destacou.
ALUNOS DA EMEB IRMÃ FLÓRIDA MESTAG
APRESENTAM PROJETO PARA RECUPERAÇÃO DA
LAGOA ESPELHO D’ÁGUA
Os alunos do 5º ano apresentaram o projeto para o prefeito no Paço Municipal.
Os alunos do 5º ano da EMEB Irmã Flórida Mestag, localizada no Bairro Mato Dentro, Kaike Araújo, Mariane Ferreira e Andressa Cardoso, apresentaram, na manhã desta terça-feira (22) para o prefeito Luiz Fernando Machado, o projeto “Vamos renascer a lagoa”, que visa à recuperação da Lagoa Espelho D’água. Com apenas 10 anos, Kaike solicitou a limpeza, desassoreamento e recuperação do local. Hoje, parte da lagoa assoreada é formada por grande quantidade de taboa, (vegetação que nasce em águas rasas). "Nossa proposta é que seja realizada a limpeza e recuperação da lagoa e margens para deixar o lugar mais bonito e para que possamos usar como área de lazer", explicou o estudante.
Como próximo passo, o prefeito agendou uma visita à EMEB Irmã Flórida Mestag, que será realizada em junho para que os alunos e o grupo de estudo das unidades possam conversar e apresentar os próximos passos para a recuperação da lagoa espelho d'agua.
PREFEITURA ENTREGA A QUADRA COBERTA NA EMEB
MARCOS GASPARIAN
Ladeado pelos alunos, prefeito Luiz Fernando Machado decerra a placa que marcou a entrega da quadra neste sábado.
Era uma manhã de sábado, mas ninguém reclamou de acordar cedo para ir à escola. Foi com muita alegria que os alunos da EMEB Marcos Gasparian estiveram lá nesta manhã (23), para participar da entrega da cobertura da quadra da escola, mas ninguém reclamou de acordar cedo para ir à escola. Foi com muita alegria que os alunos da EMEB Marcos Gasparian estiveram lá nesta manhã (23), para participar da entrega da cobertura da quadra da escola, mais uma ação do Programa Escola Inovadora, programa lançado em março deste ano pela Prefeitura de Jundiaí, e que tem entre seus eixos principais, a aposta na modernização e melhoria da infraestrutura da ambiência escolar, com ações direcionadas para a qualidade do ensino e inovações curriculares.
antes
depois
A reinvindicação para a construção da quadra era um pedido antigo dos alunos, pais e professores, algo que se tornou possível em janeiro deste ano, quando a Prefeitura de Jundiaí efetuou a contratação da obra pelo valor de R$ 241.502,04. Deste serviço, foram executadas a cobertura da quadra em estrutura metálica, a recomposição do piso e a execução do aterramento de descargas atmosféricas no local. Além disso, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) também executou serviços avaliados em R$ 30.892,44, tendo realizado ações como: serviços de pintura do piso da quadra e da área externa do prédio; instalação de iluminação e rede de drenagem externa; substituição das redes de proteção e colocação de tabelas de basquetes da quadra, além de fornecimento de materiais para pintura interna da escola em parceria com a comunidade.
Para a Gestora da Unidade de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, que fez questão de dividir com os professores e funcionários da escola o mérito pela conquista. A parceria entre comunidade e poder público é a forma mais indicada para se construir algo em prol de uma sociedade. "Não construímos nada sozinho e Jundiaí não seria a cidade que é, sem o empenho dos nossos professores. Podemos muito, quando trabalhamos em conjunto".
A diretora Conceição Pontes destacou o trabalho da Associação de Pais e Mestres (APM), que contribuiu com a obra de fechamento do pátio. “Fizemos a lição de casa e tivemos muita ajuda dos pais para conseguir concluir isto com nossos próprios recursos. Assim que terminamos a obra, em janeiro deste ano, tivemos essa alegria de saber que a Prefeitura faria a cobertura da quadra. Estamos imensamente felizes”
A escola, que hoje possui 410 alunos matriculados, foi fundada por Zilia Gasparian. A escola surgiu em 1955 com o objetivo de oferecer educação para os filhos dos funcionários da extinta tecelagem São Jorge. Quem fez questão de vir de Tatuí para representar a família foi o Sr. Marcos Gasparian Neto, de 80 anos, que se emocionou bastante ao constatar os frutos do trabalho plantado por seus antepassados. Falando em nome dos alunos, o pequeno Vinicius, de 10 anos, aluno do 5º ano, emocionou com seu discurso. “Nós, do 5º ano, sabemos que não vamos aproveitar muito a quadra, pois este é o nosso último ano aqui, mas estamos muito felizes por essa conquista que vai deixar a escola ainda melhor para todos os outros alunos que continuarão”. Quem também comemorou foram os alunos Breno, de 8, e Agatha Camilly, de 9, do 3º ano. “Quando chovia, a gente não podia ter aula”, lembrou ela. “Não vejo a hora de brincar de pega-pega na quadra”, acrescentou Breno.
FAB LAB DE JUNDIAÍ SERÁ INAUGURADO NO DIA 23 DE
NOVEMBRO DE 2018.
VINICIUS SCARTON 18.06.2018
Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, fará no dia 23 de novembro, a inauguração do FAB LAB (Fabrication Laboratory) no complexo Argos. De acordo com a gestora da pasta, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, a solenidade ainda não tem horário definido, mas a entrega será significativa para professores e toda comunidade estudantil.
ESTRUTURA
De acordo com a Gestora de Educação, "o FAB LAB será uma fábrica de ideias e soluções e contará com 5 funcionários: 3 gurus, 1 manager e 1 coordenador pedagógico. O FAB LAB ocupará uma área com mais de 100 metros quadrados, formado por sala de espera, local para alimentação, bancadas, projetores e vitrines com materiais confeccionados por alunos, máquinas 3D, cortadores a laser e uma TV que está conectada com os demais FAB LABs pelo mundo", diz. O espaço terá um laboratório público que otimizará o aprendizado tecnológico e científico. Ainda este ano, destaca Prof.ª Vastí, todos os alunos da rede municipal vão conhecer a estrutura do FAB LAB. “Já no próximo ano, as escolas terão a possibilidade, por meio dos seus projetos pedagógicos, de desenvolver questões e situações problemas e resolvê-las no FAB LAB”, explica.
Segundo a Gestora, as inscrições serão feitas pelas escolas e os projetos contarão com orientações do manager e também pelo coordenador pedagógico, até o momento em que os alunos estiverem preparados para frequentar o laboratório. A Profª. Vasti afirma, ainda, que o FAB LAB é uma das ações do Programa Escola Inovadora. O FAB LAB é uma das ações da Rede Jundiaí de Cooperação - cujo termo de adesão entre a Prefeitura e o SESI foi assinado no dia 12 de maio - e tem como objetivo, desenvolver programas nas áreas de ciência e tecnologia.
NAS FÉRIAS DOS ALUNOS, ESCOLAS MUNICIPAIS DE
JUNDIAÍ RECEBEM REFORMAS
Enquanto os alunos aproveitam o recesso escolar – popularmente chamado de férias de julho - a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), utiliza o período para executar reparos nas unidades escolares do sistema municipal de ensino. Com a ausência das crianças nas escolas, os serviços podem ser realizados sem transtornos ao planejamento das aulas. As melhorias também cumprem as diretrizes do "Programa Escola Inovadora”, lançamento pela atual gestão neste ano e que, entre outras ações, considera a infraestrutura das escolas fundamental para beneficiar a aprendizagem dos alunos. Já estão em andamento, a pintura geral da EMEB Prefeito Vasco Venchiarutti, no Caxambu; a pintura externa, reconstrução de canaletas e adaptação do estacionamento da EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli, na Roseira; a reforma geral da cozinha da EMEB Prof. LuIz de Carvalho, no Jardim Esplanada, a ampliação de uma sala de aula e reforma geral da cozinha da EMEB Prof.ª Maria de Lourdes Gonçalves Barros, no Boa Vista, reformas gerais na EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Rio Branco, pintura geral e reparo no telhado da EMEB José Sciamareli Sobrinho, no Champirra e a reforma dos sanitários das EMEBs Profª. Judith Curado Arruda, no Bairro Cidade Nova e EMEB Ivo de Bona no Almerinda Chaves.
Além das unidades de ensino, as obras de readequação de um espaço no Complexo Argos estão sendo feitas para receber o “FAB LAB”,(abreviação do termo em inglês para “Fabrication Laboratory). Jundiaí é o primeiro município a levar a proposta à rede pública de ensino, integrado ao “Programa Escola Inovadora”, com o propósito de estímulo à criatividade e à inovação, disponibilizando ferramentas para a fabricação digital. A novidade chega a Jundiaí como resultado da assinatura do Município à Rede de Cooperação de Jundiaí com o Serviço Social da Indústria (SESI) - SP, FAB Foundation e o Massachusetts Institute Of Technology (MIT), em maio deste ano.
Os alunos da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas começaram o semestre letivo, nesta segunda-feira (23/07/2018), em prédio localizado na Avenida Itatiba, na Vila Rio Branco, onde por anos funcionou uma escola do SESI. Por ser antigo, o imóvel da Vila Hortolândia passará por intervenção de grande porte. A gestora de Educação, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, acompanhou o primeiro dia de aula dos estudantes.
“Estamos acompanhando tudo de perto”. A equipe gestora deixou tudo de maneira muito adequada e acolheu os alunos nesta mudança. Pela fala das crianças, percebemos o quanto gostaram. O que mais destacam é o fato de estarem em um imóvel arejado. A reforma no prédio da Vila Hortolândia é necessária. Hoje, sabemos que a ambiência escolar pode ser um facilitador da aprendizagem. Estamos trabalhando para que todas as escolas recebam melhorias. Esse é um dos eixos do Programa Escola Inovadora”, frisou Vastí.
Os preparativos
para transferência começaram no início do mês. Durante as férias, foram
finalizados os últimos reparos no prédio. A escola continua com a mesma
estrutura: 27 salas, sendo 14 no período da manhã e 13 à tarde, para o
atendimento de 654 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Para o
deslocamento
Avaliação
De acordo com avaliação da diretora da EMEB, Prof.ª Maria de Lourdes Potente Santos, a mudança foi bastante tranquila. “Tudo ocorreu de maneira adequada. Preparamos tudo para que criança enxergue a organização e se sinta segura. Também fizemos reuniões com os transportadores escolares e a equipe do transporte. Quinta e sexta-feira, teremos reunião e os pais terão a oportunidade de conhecer o prédio e tirar dúvidas”, comentou. Aluna do primeiro ano, Letícia Rodrigues, de seis anos, estava radiante com a mudança. “Eu estava contando os dias para começar na escola nova. Aqui tem mais luz e é mais fresco. Eu não vejo a hora de contar para minha mãe como tudo está legal.
Novo projeto
O imóvel da Vila Hortolândia passará por uma reformulação total. O projeto arquitetônico, além de prever ações sustentáveis, como a implantação de uma horta vertical, captação de água da chuva para reuso e espaços que ampliam as possibilidades pedagógicas, tem como diferencial a inclusão das sugestões dos alunos e da comunidade escolar. A previsão é que a nova EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas seja entregue no final de 2019.
PROGRAMA ESCOLA INOVADORA: PESQUISADOR
BRITÂNICO CONHECE EMEB
EMEB Prof. Waldemir Savoy foi a primeira reformada e ampliada pelo Programa Escola Inovadora.
Na manhã desta terça-feira (14/08/2018), o prefeito Luiz Fernando Machado visitou a EMEB Prof. Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, acompanhado da Gestora de Educação, Profª Vasti Ferrari Marques e do pesquisador britânico Peter Moss, que está no Brasil para participar de palestra sobre educação. Nome bastante conhecido em todo mundo na área de educação, Moss veio ao Brasil a convite da Fundação Antônio Antonieta Cintra Godinho. Durante a visita à EMEB, que atende 162 crianças até 3 anos de idade, o prefeito destacou o Programa Escola Inovadora, que visa aprimorar a educação oferecida no município por meio da melhoria da ambiência e da capacitação dos profissionais de ensino, como um dos principais programas lançados nesta gestão. “Queremos tornar a cidade ainda mais competitiva por meio da educação. Além do ensino de qualidade, estamos focados também em oferecer espaços modernos e adequados, onde as crianças podem se desenvolver de forma segura”, disse Luiz Fernando.
A Gestora de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques, por sua vez, explicou ao pesquisador como são elaboradas as atividades das quais as crianças participam. "O ambiente é estruturado em linha com o que determina as diretrizes nacionais, levando em conta a relação do número de crianças por adultos, as idades e área necessária para que as crianças aprendam e se desenvolvam cognitivamente. Há momentos de interação entre as turmas que também são fundamentais no processo de aprendizado", afirmou. Após conhecer as salas e acompanhar algumas atividades realizadas com as crianças, Moss afirmou ter ficado impressionado com o tamanho da creche. "Não costumamos ver escolas para crianças com toda área em outros países. O espaço parece realmente muito agradável e adequado", comentou o pesquisador. Ele também se mostrou pela forma como são feitas as inscrições para as creches do município, que pode ser realizada pela internet. A EMEB Prof. Waldemir Savoy foi a primeira a ser reformada e ampliada dentro do Programa Escola Inovadora. Com investimento de R$ 1,3 milhão, foi possível aumentar i número de vagas. (de 96 para 162) e ampliar a faixa etária atendida - antes era de 2 e 3 anos, agora a idade vai de 4 meses a 3 anos. A área total construída possui 1.553 metros quadrados
EMEB VASCO VENCHIARUTTI PASSA A INTEGRAR O
ESCOLA INOVADORA
Rede TVTEC, TVTEC News
O prefeito Luiz Fernando Machado visitou a unidade
escolar e reforçou que a educação, área que recebe cerca de 31% do orçamento do
Município, segue como uma de suas prioridades. “Aprimorar a qualidade do ensino, também passa por garantir aos alunos e professores um ambiente escolar adequado para os estudos. Com o
Programa Escola Inovadora, já reformamos várias EMEBs do ano passado para cá e
já há outras em nossa programação”, afirmou.
De acordo com a Unidade de Gestão da Educação (UGE), foram investidos R$ 17.420,00 na pintura externa, adequação dos telhados e troca das grelhas para águas pluviais no pátio externo. Até o fim deste mês, os dois banheiros da unidade também serão totalmente reformados. Todo investimento em melhorias tem um efeito muito positivo na equipe de profissionais de ensino. "Há um sentimento de valorização que tem efeito direto na qualidade do trabalho desenvolvido” afirmou a diretora da EMEB, Laís Godoy Gonçalves.
O Programa Escola Inovadora foi lançado pela Administração com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino em Jundiaí. Entre os pilares estão a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas. Desde o início deste ano, por exemplo, os estudantes do sistema municipal de ensino tem aulas de inglês a partir dos 4 anos de idade.
Portal do PROGRAMA ESCOLA INOVADORA
O prefeito Luiz Fernando Machado visitou a EMEB PROF. OSCAR AUGUSTO GUELLI. De acordo com a Unidade de Gestão da Educação (UGE), foram investidos R$ 17.420,00 na pintura externa, adequação dos telhados e troca de grelhas para águas pluviais no pátio externo. Até o fim deste mês, os dois banheiros da unidade também serão totalmente reformados. “Todo investimento em melhorias tem um efeito muito positivo na equipe de profissionais de ensino. Há um sentimento de valorização que tem efeito direto na qualidade do trabalho desenvolvido”, afirmou a diretora da EMEB, Laís de Godoy Gonçalves.
O prefeito de Jundiaí reforçou que a educação, área que recebe cerca de 31% do orçamento do Município, segue como uma de suas prioridades. “Aprimorar a qualidade do ensino também passa por garantir aos alunos e professores um ambiente escolar adequado para os estudos. Com o PROGRAMA ESCOLA INOVADORA já reformamos várias EMEBs do ano passado para cá e já há outras em nossa programação”, afirmou.
antes
depois
O Programa Escola Inovadora foi lançado pela Administração com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino em Jundiaí. Entre os pilares estão a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas. Desde o início deste ano, por exemplo, os estudantes do sistema municipal de ensino têm aulas de inglês a partir dos 4 anos de idade.
PREFEITO DE JUNDIAÍ LUIZ FERNANDO MACHADO
ENTREGA NESTE SÁBADO 20/10/18 A REVITALIZAÇÃO
DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS:
EMEB PROF.ª CLÉO NOGUEIRA BARBOSA - JARDIM NOVO HORIZONTE - EMEB
PROFª. ANNA PONTES CHAGAS - JARDIM AMÉRICA
Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2017, o Prefeito Luiz Fernando Machado encontrou os prédios das escolas municipais, que por não terem passado por reforma nos anos anteriores, com problemas elétricos, hidráulicos e estruturais, se comprometeu, juntamente com a Gestora da Educação, Prof.ª. Vasti Ferrari Marques, reformar e ampliar, (quando necessário), as unidades de ensino do município, proporcionando aos alunos e profissionais da educação, um local digno para o desenvolvimento do processo processo ensino e aprendizagem.
Mais avanços e conquistas marcaram a manhã deste sábado (20) para crianças e professores de escolas que já integram o Programa Escola Inovadora – uma iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE), lançada em março deste ano, e que tem como eixos a modernização da ambiência e da infraestrutura das escolas, a valorização dos educadores e o investimento em projetos com foco na aprendizagem dos alunos.
Neste sentido, o prefeito Luiz Fernando Machado esteve na EMEB Prof.ª Cléo Nogueira Barbosa, no Parque Almerinda Chaves – Vetor Oeste, acompanhado pela titular da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques e a diretora da escola, Lucinéia de Souza Rodrigues, para conferir os trabalhos de pintura realizados nas instalações; acompanhou as apresentações de dança com a participação das crianças, visitou as salas diferenciadas e conferiu demais reformas. Também estiveram presentes: os vereadores Gustavo Martinelli (presidente da Câmara Municipal de Jundiaí); Edicarlos Vieira e Romildo Antônio da Silva; além de gestores das demais pastas.
“A EMEB Cléo Nogueira Barbosa ganha pintura nova – incluindo os brinquedos do parque; colocação de alambrado e instalação de um portão de acesso e adequações de sanitários. Uma de nossas grandes prioridades é investir no Vetor Oeste que cresce em ritmo acelerado: entregaremos em breve aquela que será a maior Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Estado de São Paulo e a Clínica da Família. Os vereadores aqui presentes, representantes da comunidade desta região, são de fundamental importância para que possamos concluir as obras definidas por este governo. No que diz respeito à educação das nossas crianças, elas estão sob a nossa responsabilidade para a formação de excelência, um ensino de qualidade que faz toda a diferença.
”Complementando, já estão concluídas oito Escolas Inovadoras: EMEB Prof. Waldemir Savoy (Tulipas), EMEB Duílio Maziero (Bairro da Toca), EMEB Prof.ª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Vila Jundiainópolis), EMEB Marcos Gasparian (Centro), EMEB Vereador João Batista Toledo (Jardim Tamoio), EMEB Antonino Messina (Jardim Bonfiglioli), EMEB Prof. Naman Tayar (Jardim Ângela), EMEB Prefeito Vasco Antônio Venchiarutti (Caxambu). Mais oito estão em andamento: EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli (Bairro da Roseira), EMEB José Sciamareli Sobrinho (Bairro Champirra), EMEB Reynaldo de Montalvão Basile (Jardim Tarumã), EMEB Aparecida Merino Elias (Bairro Medeiros), EMEB Irmã Flórida Mestag (Parque São Luiz), EMEB Prof.ª Cleonice Adolpho de Faria (Jardim Guanabara) e EMEB Américo Mendes (Bairro dos Fernandes)
Satisfação pelo ensino de qualidade
Ana Clara (5) estuda na EMEB e trouxe os papais Telma e Ialdo – moradores no Residencial Jundiaí – para conhecer a escola. “Estamos satisfeitos com os bons resultados de aprendizado que a nossa filha está alcançando: a cada dia ela nos surpreende com a sua evolução. O trabalho realizado pelos professores é muito bom.”Helenice Ferreira dos Santos mora no Parque Almerinda Chaves e é mãe da Maria Alice (6). Ela conta que a escola melhorou muito. "Está agradável, bonita, bem organizada. Dá gosto de ver a minha filha estudando aqui. A Prefeitura está de parabéns. O ensino é de qualidade".
"É pelas crianças que trabalhamos todos os dias em nossas EMEBs. Parabenizamos todos os pais que apostam nessa iniciativa, compromisso seguido com muita seriedade por nossa Unidade de Gestão para melhorar a ambiência escolar. Esta EMEB era linda, hoje está lindíssima, muito bem cuidada e organizada em cada espaço. A capacitação permanente dos professores contribui significativamente para que bons resultados sejam alcançados"
Os alunos do sistema municipal de ensino a partir de agora vão estar conectados com 30 países do mundo. Na sexta-feira (23), a Prefeitura de Jundiaí, como resultado do programa Escola Inovadora, entrega o FAB LAB, uma plataforma de prototipagem rápida para inovação e invenção, que estimula o aprendizado maker (introduzir o aluno na prática), a educação investigativa e o empreendedorismo. Com a entrega, Jundiaí se torna a 2ª cidade do Estado de São Paulo a contar com um FAB LAB municipal. A iniciativa chega ao Município como resultado de parceria entre a Rede Jundiaí de Cooperação com o SESI, responsável pela implantação da plataforma. De acordo com o SESI, ser um FAB LAB significa conectar-se a uma comunidade global de alunos, educadores, tecnólogos, pesquisadores, fabricantes e inovadores. “A cidade de Jundiaí sai na frente e inicia um novo momento para a educação municipal. Os nossos alunos passam a ter acesso a equipamentos modernos para estimulo da aprendizagem, conectados com outros laboratórios ao redor do mundo para a troca de conhecimento”, explicou Luiz Fernando. “A população de modo geral também poderá fazer uso do espaço, conforme o planejamento que será estipulado pela equipe, queremos que a novidade esteja ao alcance de todos”, disse o prefeito Luiz Fernando.A novidade irá funcionar no Complexo Argos e deverá atender, principalmente, os quase 20 mil alunos das 49 unidades escolares que integram a rede municipal de Ensino Fundamental. Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vastí Ferrari Marques, o FAB LAB estimula a criatividade para que os alunos identifiquem problemas e comecem a bolar soluções através da cultura do fazer. “Recentemente viralizou na internet o caso de crianças que criaram um protótipo de mão biônica para um colega que não tinha esse membro. É essa a nossa proposta: que as crianças não dependam apenas da teoria para aprender”, afirmou. Além de bancadas para trabalho, o espaço irá contar com computadores, ferramentas, impressoras 3D, plotter de recorte, fresadora de precisão, máquina de costura, além de matéria-prima para desenvolvimento dos projetos, como madeira, acrílico, e fios de ABS e PLA. Mas, uma das novidades mais aguardadas do laboratório é a TV conectada à internet que permite o contato em tempo real dos alunos com os cerca de 800 laboratórios espalhados pelo mundo para a troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Com iluminação e climatização adequadas, o espaço conta ainda com ambiente com sofás e cadeiras e um espaço para lanche. No FAB LAB, os alunos terão o apoio de dois gurus, um coordenador pedagógico e um manager de projetos, todos profissionais da rede e com treinamento de imersão no SESI para formação.
Prefeitura inaugura FAB LAB municipal em parceria
A Gestora da Unidade de Gestão de Educação, Prof.ª Vasti Ferrari Marques entregou neste sábado (08/12/2018), as melhorias realizadas na EMEB Américo Mendes, no Bairro dos Fernandes. A revitalização faz parte do Programa Escola Inovadora, anunciado pelo prefeito no início deste ano. A EMEB que atende 130 alunos do Ensino Fundamental I, recebeu pintura geral, pintura do piso, além de reparo no telhado, com um investimento de R$40 mil.
Como resultado de iniciativa do Programa Escola Inovadora, que é desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, a EMEB Prof.ª Cleonice Adolpho Farias , no Jardim Guanabara passou opor reforma nos últimos meses. e no sábado, (15/12/2018), foi apresentada à comunidade escolar.
.jpg)



.jpg)
.jpg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário