segunda-feira, 31 de agosto de 2020

REFLEXÃO DO EVANGELHO DE MATEUS

Mt.15, 21-28

A passagem deste evangelho se dá na região de Tiro e Sidônia que  hoje pertence ao Líbano cujos habitantes eram pagãos. Uma mulher cananeia pagã que adorava outros deuses ultrapassou a parreira e com humildade se aproximou de Jesus e pediu socorro para sua filha, que estava cruelmente atormentada por um demônio. Ela reconheceu Jesus como filho de Deus e professou sua fé e a sua necessidade.

  E nós, na realidade de hoje devemos sempre pedir para Jesus conceder a graça para nossa família de sairmos vencedores de todas as circunstâncias de tribulação, enfermidades e de tantas outras realidades que tem nos deixados fracos  e para que o inimigo não possa aproveitar da nossa fraqueza. Precisamos pedir socorro a Jesus pelas dificuldades que nos atormenta. Precisamos ter a mesma fé  daquela mulher pagã que não tinha conhecimento bíblico, mas  queria ver Jesus. Ela sabia do problema da sua  filha e foi recorrer junto daquele que tinha a solução. Jesus é a nossa fonte e precisamos comungar dessa fé que Deus sempre tem coisas melhores para cada um de nós.

 Jesus disse para aquela mulher: “Mulher grande é a tua fé. Como queres, te seja feito” E  pela sua fé, deu a cura para a sua filha.

  Aquela  mulher foi muito clara e objetiva, assim também nós precisamos  perseverar no amor de Jesus  e apresentar a ELE com simplicidade e sem precisar dizer palavras bonitas, expressar os nossos objetivos e pedir  que o Ele tenha compaixão de nós.

A nossa oração deve  ser acompanhado de fé, confiança, simplicidade e humildade.

Assim como aquela mulher se prostrou diante de Jesus e pediu a cura para sua filha, devemos também  nos render diante de Jesus  e de sua grandeza.

          Jesus está no meio de nós. Reconhecemos a  sua grandeza e nos coloquemos na sua presença e imploremos o seu perdão. Imploremos a sua misericórdia e a sua compaixão diante do nosso arrependimento de nossos pecados.

Jesus antes de curar dizia: seus pecados estão perdoados.

Senhor enxuga as lágrimas dos necessitados e das pessoas que sofrem. Manifesta a sua grandeza Senhor, e vem em auxilio das pessoas que agora estão se rendendo diante de ti e te pedindo socorro.

 Manifesta Senhor o seu poder sobre cada um de nós que estamos de braços abertos te pedindo socorro e para  todas as pessoas que souberam entender que o Senhor tem poder e que o Senhor é a única solução.

sábado, 29 de agosto de 2020

A ALEGRIA É DIFERENTE DA EUFORIA (Pe. Léo)


  Quantas pessoas idosas vivem  na mentira desde jovens e continuam cometendo os mesmos pecados. O que está por trás disso? A grande causa está na busca da alegria e da felicidade. O que nos impulsiona  é a busca da alegria. Esse é o único objetivo do pecado.  Logo, a busca da alegria e da felicidade é um mau? Claro que não. O desejo de felicidade foi colocado por Deus. Então porque a busca da alegria e da felicidade nos leva a pecar? Buscar a alegria e a felicidade sem a fé nunca seremos felizes. A alegria que é manifestada em nós, é a mesma alegria manifestada  no nascimento de Jesus. A alegria gerada no coração de Maria passa para João Batista no ventre da mãe para que eles tenham a plenitude da alegria. Isso significa que participar  da alegria do ser humano é viver  aqui na terra aquilo que será no céu. A  euforia é a alegria momentânea, passageira,  que  depende de algo que está fora  do nosso coração. A euforia que brota do nosso coração, nos torna pessoas agitadas e inquietas.

          A verdadeira alegria acontece quando se tem um encontro pessoal com Deus. É na calma que está a nossa conversão. A palavra afirma que a calma é a conversão da euforia para alegria. Acalmar significa voltar-se  inteiro para Deus, dizendo Senhor Jesus estou aqui. Estar inteiro, se ligar e entrar na sintonia de Deus. Ordenar que nosso coração se acalme no Senhor, porque é na conversão e na calma que tomamos posse de nós em Deus. É importante que tenhamos um encontro com Deus na calma, na serenidade e na quietude, para encontramos o Senhor.

       Quem não tiver um encontro pessoal com Deus e não for batizado, não terá a verdadeira alegria. Até mesmo as experiências de tristeza e de dor podem para nós tornar uma fonte de vida e de alegria. O barulho nada tem a ver com a alegria.  Nós precisamos redescobrir a verdadeira alegria para a partir dai contagiar outras pessoas para que elas possam fazer a experiência da verdadeira alegria.

         A verdadeira alegria e aquilo que permanece quando todo o barulho acabou e uma música que fica tocando dentro de mim quando lá fora cessaram os acordes. O mundo precisa descobrir a busca da felicidade. Por trás de todos os pecados do mundo existe um grande desejo. O que o mundo apresenta como se fosse alegria não passa de euforia e isto gesta dentro de nós magias, angústias e depressão.

      A alegria segundo a palavra de Deus é um presente do Espírito Santo que precisa desenvolver dentro de nós, que só conseguimos distinguir  quando descobrirmos que a alegria é o maior desejo que Cristo tem para cada um de nós porque somos obra de Deus.

       Que nós tenhamos a coragem de mergulhar no coração de Jesus e desvestir-nos de todo orgulho, vaidade e prepotência e permitir que a graça e a misericórdia de Jesus banhem o nosso coração. Que o nosso coração seja a porta aberta para a graça de Deus.

       Que o Senhor venha até nós  com seu amor, trazer a verdadeira alegria do ressuscitado, fonte de vida para nós e que a Vossa grandeza se transforme em fonte de misericórdia infinita.

         Pai querido, queremos encontrar agora a verdadeira alegria. Que o seu coração paterno e sua misericórdia venha se instale no nosso coração e impregnar com a alegria que vem do Espirito Santo.

           Não podemos perder aquilo que o Senhor quer fazer no nosso coração. Não permita que nada nem ninguém se afaste da sua infinita misericórdia.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


                                              15 DE AGOSTO

   Celebrar a Assunção de Nossa Senhora é celebrar a nossa vida. Maria foi a primeira discípula de Jesus. Aquela que acreditou piamente em Jesus e o pecado não entrou no seu coração. Por isso, ela foi digna de ser a primeira a ser assunta ao céu.  Quantas vezes a morte bate à nossa porta e não podemos negá-la. Só teme a morte aquele que não quer se encontrar e viver na presença de Deus ou por ter a cabeça corrompida pelos desejos terrenos. Nossa Senhora não morreu, ela adormeceu em Deus, e adormeceu porque foi assim que ela viveu.

  •   Maria é aquilo que a igreja precisa ser, sem mácula, sem pecado. O batismo é a graça que nos purifica e nos lava do pecado do nosso dia a dia, pecado nos corrompe se insistimos a permanecer nele. Quando celebramos a Assunção de Nossa Senhora, celebramos a vitória e por onde devemos andar, o caminho que nos leva ao céu.
  •   Que abramos os nossos olhos para observar os pecados que existem em nós, para sermos mais humildes e nos penitenciarmos e trilharmos nos caminhos da graça para um dia alcançarmos a glória.

domingo, 9 de agosto de 2020

QUE LUGAR DEUS OCUPA NA MINHA VIDA?


Que lugar Deus ocupa na minha vida? Que lugar Deus ocupa na minha história? O mundo faz o impossível para que Deus não ocupe um lugar de destaque na nossa vida. O mundo fala muito dos direitos humanos, mas enquanto o mundo não reconhecer o direito de Deus, a pessoa não vai para onde deveria ir. A nossa salvação está ligada diretamente à força da graça de Deus. Somos frutos de uma experiência libertadora. Esta é a base de tudo e nós ainda não deixamos nos conduzir por esta experiência libertadora. Muitas vezes propomos nos encontros e nos retiros a viver uma vida nova, mas de repente caímos, e caímos porque não existem palavras lindas se continuarmos escravos de nós mesmos e se não decidirmos buscar a perfeição para ganhar a força do Espírito Santo. Somos especialistas em criar deuses, mas precisamos buscar no Deus verdadeiro, o Espírito Santo, através da garra e da persistência.Quanto mais nos afastamos da lei de Deus mais criamos leis absurdas para nós mesmos, porque quando distanciamos de Deus e passamos a ser regidos por leis próprias, pelas leis que nós mesmos editamos, muitas mortes acontecem em nome da liberdade de expressão, porque não obedecemos aos mandamentos de Deus. E quando abandonamos a palavra de Deus, em detrimento de outras leis, passamos a viver do jeito que bem entendemos Que lugar Deus ocupa na nossa história? A vocação do ser humano é de ser feliz, porém, muitas vezes buscamos a felicidade em outras coisas, onde não iremos encontrar. Só pedir a Deus sem ter fé (ou porque somos cabeça dura ou porque não fomos bem catequizados ou ainda porque não fomos convidados a viver uma experiência com Deus), Deus não pode fazer nada.Será que temos condições de dizer que cumprimos os mandamentos de Deus na nossa vida? Existem coisas e pessoas que ocupam o lugar de Deus na nossa vida? Façamos um exame de consciência e perguntemos para nós mesmos quem ocupa o lugar de Deus em nossa vida e o que impede de vivermos no amor de Deus. Enquanto não vivermos nos mandamentos de Deus, não seremos felizes. Vamos pedir a graça de sermos impregnados pelos mandamentos de Deus. Precisamos da força de Deus e de pessoas que nos ajudam porque por nós mesmos não conseguimos. A vocação do cristão é determinada pelos dois primeiros mandamentos de Deus. Ser cristão é nadar contra a correnteza e nesse sentido, o mundo faz tudo para não conseguirmos. Mas diga eu posso, eu consigo porque eu não sou levado pelo maligno. Quanto mais difícil a caminhada, maior é o meu sucesso, maior é o reconhecimento de Deus e maior ainda deve ser a minha luta. As pessoas que acreditam no muito fácil e sem esforço não perseveram no amor de Deus e não chegam a lugar nenhum Precisamos aprofundar nossas raízes em Deus para vencer nossas dificuldades e superar os sofrimentos do dia a dia. Deus, meus pecados se afastaram da sua graça. Peço perdão pai, porque muitas vezes não amei e não dei o lugar que o Senhor merece. Peço perdão pai porque não acreditei no seu amor e me deixei levar pelo desânimo. Seu amor é maior que meus pecados. Muitas vezes eu coloquei outros deuses na minha vida, mas hoje o Senhor está derramando o Espírito Santo. Derrama Senhor a alegria de pertencer ao seu Reino. Obrigado Senhor.

 

    

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

MEMÓRIAS DE ARAÇATUBA

A saudade gostosa e saudável aquece o coração e traz lindas recordações e lembranças de momentos inesquecíveis que continuam presentes na minha memória como tivessem acontecido ontem. São momentos que me empurram à saudade da minha infância. Esta saudade jamais morrerá porque nada poderá apagar da minha memória esse tempo de sinceridade.

Hoje moro com minha família em Jundiaí, cidade que me acolheu, onde meu filho nasceu, cresceu e se tornou um grande médico. Mas  a saudade da minha terra natal é grande, saudades da tranquilidade do interior dos tempos de criança  e que ainda estão vivos na minha memória. O pensamento com sua vontade própria, busca na memória da minha infância as alegrias que hoje se traduzem em saudades.

 Me empolgo quando falo da vida simples do meu querido Bairro da Prata e dos  passeios  pela  cidade com a velha jardineira tendo como ponto final  a antiga a rodoviária.

Da minha primeira escola da zona rural do Bairro da Prata e toda gratidão às minha primeiras professoras, Senhoras Teresinha, Diva e Anísia, sempre atenciosas no preparo das atividades com o velho mimeógrafo e na linda missão de ensinar

Saudades dos tempos em que a família se reunia para assistir TV  ou para   ouvir  músicas com o  velho  rádio de pilha

Saudades das brincadeiras de rua como as peladas de futebol, jogos de bets,

estilingues, bilboquê e de jogar pião.

Saudades das quermesses das igrejas dos meus queridos bairro da Prata, Paraíso e Planalto  e dos famosos correios elegantes( que em 1973  recebi de uma garota   que hoje é minha querida esposa). Saudades das missas da São João e do Paraíso e das reuniões do Grupo de Jovens. 

Saudades  de passear pelo jardim da praça Rui Barbosa e contemplar os encantos da fonte luminosa.

Saudades dos passeios pelo Zoológico Municipal (Bosque dos Araçás), de ouvir o rugido do Leão Yuri, das diversões com o pau de sebo no dia 1º de maio e a grande saudade do meu  querido pai que por muitos anos trabalhou no zoológico  tratando os animais.

Saudades das brincadeiras dançantes das tardes de domingo (as famosas domingueiras), do por do sol, do sol escaldante e do asfalto derretendo

Saudades das tantas lembranças que tenho desta querida cidade, como a inesquecível apresentação da esquadrilha da fumaça e do meu querido tiro de guerra

Tantas coisas mudaram e muita gente tem  responsabilidade nestas mudanças que fizeram deste lugar,  uma cidade ainda mais bela. Hoje a cidade cresceu, evoluiu, progrediu e parabenizo a todos que cumpriram e cumprem com esta missão de contribuir com este desenvolvimento.

Crescer também significa ganhar asas e voar. O meu muito obrigado por tudo que lá vivi.

É sempre uma alegria poder visitar e de coração poder declarar todo meu amor à minha

 querida ARAÇATUBA, a cidade que nasci.


                                                            
 
INÍCIO DA RETIRADA DOS TRILHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AVENIDA DOS ARAÇÁS